Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Orgulho pé vermelho

Cervejaria familiar londrinense ganha prêmio internacional

Redação Bonde com Assessoria
31 mai 2017 às 14:49
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cerveja Kaffee Bier, produzida pela cervejaria familiar londrinense von Borstel, recebeu Medalha de Ouro no South Beer Cup, conhecido a "Copa Libertadores" da Cerveja Especial, uma competição que reúne cerca de 180 cervejarias artesanais de diversos países sul americanos como Argentina, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, Brasil, Bolívia Colômbia e República Dominicana.

A competição avalia as cervejas de acordo com o estilo. Em 2017 foram mais de 50 estilos diferentes de cerveja. A Cervejaria von Borstel, de Londrina, se destacou com a cerveja no estilo Coffee/Chocolate com a Kaffee Bier von Borstel que leva em sua fórmula o café da região norte pioneira do Paraná. O produto conquistou a Medalha de Ouro, sendo considerado pelo South Beer Cup como "a cerveja que melhor exemplifica o estilo, que possui os atributos de aparência, sabor, aroma e equilíbrio impecáveis e sem defeitos."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Kaffee Bier von Borstel foi apontada como uma das criativas experiências no estilo. Segundo Marcus von Borstel, sócio fundador da cervejaria, tudo começou com a ideia de valorizar as conquistas que Londrina já possuiu com o café. "Como somos nativos daqui nada melhor do que valorizar o que vem da nossa terra. Vale lembrar que Londrina é a capital mundial do café", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
4 de outubro

No dia nacional do pastel, saiba onde encontrar uma feira em Londrina e comemorar

Imagem de destaque
Opções especiais

Casamentos: chef dá dicas para a escolha do menu perfeito

Imagem de destaque
Confira!

Shopping de Londrina sedia Festival de Churros neste final de semana

Imagem de destaque
Nutella para o resto da vida!

Ladrões furtam contêiner com 20 toneladas de chocolate na Alemanha



A Kaffee Bier começou a ser planejada em 2015 com o objetivo de ser uma cerveja extremamente diferenciada, que valorizasse o que as regiões cafeeiras produzem de melhor com o que há de melhor na cerveja especial. "Unimos dois prazeres brasileiros, a cerveja e o café", complementa Marcus. Os primeiros testes foram feitos no Senai Vassouras/RJ. Já a conquista do edital do Sebratec, pelo Sebrae/PR, proporcionou 10 meses de testes para formulação da receita ideal com adição do café especial da Rota do Café.

Publicidade


A busca pelo café ideal foi o mais difícil de todo o processo. "Existem tantas variedades, tantos métodos de produção, tantos 'terroir' que envolvem o sabor do café, que encontrar o sabor que harmonize com a cerveja base é algo que demandou paciência e experimentação. Não foi à toa que testamos mais de quatro variedades de café com moagens e torras diferentes, para então definir aquela que melhor ressaltasse seus sabores e aromas", conta Fernando von Borstel, outro sócio fundador. O café considerado o ideal para a cerveja foi a variedade Catuaí Vermelho, encontrado em Santa Mariana, na Fazenda Palmeira, pertencente a Rota do Café.


O próximo passo foi entender como fazer a infusão do café na cerveja. "Entramos em contato com o processo de infusão a frio de café. O tempo de contato, a temperatura e, principalmente, o resultado, nos chamaram a atenção. Dessa forma, conseguimos utilizar o café durante o processo de maturação sem ter que criar a bebida antes da infusão sobre a cerveja, e extrair as melhores qualidades aromáticas e gustativas do café, com o mínimo de amargor", salienta Fernando.


Divulgação
Divulgação

A Kaffee Bier von Borstel ainda ganhou uma garrafa especial desenvolvida pela Owens Illinois – maior fabricante de embalagens de vidro do mundo. O modelo Thick Neck tem 300 ml e diâmetro de pescoço maior do que as convencionais. Já o rótulo traduz a arte do café, mostrando o ramo de café num quadro com moldura de ouro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade