Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Crônica

De véspera

Chef Taico
19 out 2017 às 16:31
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

"Está na hora de vocês irem dormir".
A voz da minha mãe soa suave, mas com autoridade. Vou até a cozinha e pego minha caneca esmaltada azul, vou ao filtro de barro e tomo alguns goles de água. A mais pura enrolação.
É noite de sábado e como o capricho ditava, o almoço domingueiro começava na véspera.
Eu precisava especular para saber qual seria a iguaria com a qual eu me deliciaria amanhã.
Abro a geladeira rapidinho e me deparo com uma bela marinada, a vasilha de plástico branca está cheia com um tempero perfumado de vinho e alecrim. Algumas folhas de louro e pedaços de cebola flutuam salpicados de salsinha e cebolinha.
Não conseguindo ver o principal, ergo a beirada da vasilha e então surge uma enorme peça de lagarto, músculo poderoso da traseira do boi, gordo e de sabor intenso. Vou para a cama e a carne fica por ali, submersa, ganhando sabor.
Logo cedo o recheio é colocado, linguiça calabresa bem temperada que preenche o furo feito com a faca fina, agora deitado em celofane é esfregado com manteiga e a marinada despejada por cima. Papel bem amarrado vai para o forno rodeado por batatas pouco antes do horário da missa.
Hora de servir. O papel é retirado e o molho apurado. A faca afiada fatia e vislumbra-se dois círculos concêntricos: Carne e linguiça. Fumegantes são arrumados na travessa rodeados pelas batatas, o molho castanho aveludado é o toque final.
Que belíssima apresentação: lagarto recheado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Clique aqui e aprenda a fazer a receita de lagarto recheado do Chef Taico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade