Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Lembranças

Lasanha mista

Chef Taico
23 nov 2017 às 15:55
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade



Duas enormes panelas entreabertas borbulham vagarosamente sobre o fogão, o fogo é mínimo, o cheiro é intenso as janelas fechadas transpiram com o vapor. Lá fora faz frio.
Ao lado da panela de ferro preta descansando em um pires uma colher de pau avermelhada, e ao lado da panela azul esmaltada repousa outra colher de madeira toda esbranquiçada.
A cozinha é grande, no centro a grande mesa de madeira maciça quase impossível de ser movida. Ali sobre ela retângulos de massa bem fina, cuidadosamente enfarinhados e enrolados aguardam secando lentamente.
Tudo começou muito cedo. Pra ficar bom os processos devem ser feitos com técnica e paciência. Descascar, picar, derreter, refogar, cozinhar, amassar, abrir, cortar... Cada um no seu tempo adquirindo o melhor sabor e textura.
Molhos no ponto vão para a mesa aguardar ao lado dos refratários grandes e fundos, enquanto no fogão a água fervente, levemente salgada e azeitada vai recebendo a massa que é mexida levemente até ficar macia, dali para a bacia de água fria e em seguida abertas sobre um pano.
Na montagem são intercaladas conchadas de molho com a massa aberta, entremeadas de presunto e queijo, e finalmente um bom queijo curado e ralado faz a cobertura que vai gratinar.
Quatro grandes "pirex" vão para o forno em calor lento e contínuo.
As visitas adentram e penduram os casacos, a conversa é rápida, o bouquet provoca e as bocas salivam.
A espátula levanta grandes pedaços fumegantes escorrendo vermelho e branco, esticando queijo derretido, coberto por queijo tostado.
No prato séculos de gastronomia, da rústica "lagana" dos etruscos à maravilhosa lasanha com seus molhos e perfumes.

Veja como preparar uma saborosa lasanha mista clicando aqui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade