Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Economize

5 problemas de desempenho que podem ser resolvidos sem treinamento

Equipe Caput
21 out 2016 às 19:13
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Por que muitos programas de treinamento fracassam? Uma das possíveis respostas para esta pergunta é: as empresas não conseguiram identificar, antes dos cursos, os seus verdadeiros problemas. E claro que existem no mercado aquelas companhias que promovem a formação de lideranças apenas para passar a impressão de que estão fazendo algo. Mas, na verdade, não estão preocupadas, de fato, em colher resultados práticos.

O que a maioria talvez não saiba é que nem sempre os treinamentos são a melhor resposta para todos os problemas. Algumas questões do dia a dia podem ser resolvidas de forma rápida, eficiente e a custos baixos. Existem inúmeros motivos para os gestores não apresentarem a performance desejada e precisarem de orientação. Listamos cinco causas de baixo desempenho que podem ser resolvidas sem treinamento, confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Falta de clareza do papel

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas

5 filmes inspiradores sobre liderança de pessoas

Imagem de destaque
Formação

Todo líder precisa ser bom leitor

Imagem de destaque
Aprendizado

Líderes também precisam fazer cursos não convencionais

Imagem de destaque
Mentoria

Todo líder em desenvolvimento precisa de um 'padrinho'


Os líderes da sua empresa sabem exatamente o que se espera deles? Se as expectativas não estão claras, os gestores não terão condições de analisar o que é prioridade e quais são as atividades críticas do próprio trabalho. A falta de entendimento do próprio papel pode causar problemas sérios, mas a questão pode ser resolvida por meio de um diálogo franco. Só depois de pactuar claramente as expectativas é possível cobrar resultados.

Publicidade


Falta de feedback


Com que frequência seus gestores recebem feedback? Mesmo que o papel esteja claro, os líderes precisam ter um retorno positivo ou negativo do trabalho para saber onde estão acertando e errando e evitar falhas no futuro. Muitas empresas evitam esse tipo de conversa e usam treinamentos para tentar fazer com que os seus gestores melhorem a performance.

Publicidade


Falta de incentivo por fazer a coisa certa


Treinamentos não vão solucionar problemas motivacionais. A sua empresa precisa saber reconhecer um bom trabalho, elogiar o líder simplesmente por ele ter feito a coisa certa. Esse tipo de reconhecimento, ainda que simples, oferece uma motivação a mais para o bom desempenho. Muitas lideranças passam anos em companhias sem nunca receber um feedback positivo.

Publicidade


Falta de consequência quando faz a coisa errada


Está claro para os gestores quais as consequências eles sofrerão por não baterem as metas, não entregarem seus relatórios em dia, não treinarem e motivarem suas equipes? Se não existirem consequências negativas pelo mau desempenho, a maioria dos líderes vai trilhar o caminho do mínimo esforço. E não há treinamento que resolva o problema.

Publicidade


Sistema de gestão ineficaz


Falta de informação ou de ferramentas de trabalho eficientes e adequadas podem ser a causa do desempenho insatisfatório dos seus gestores. Um software complicado, equipamentos defasados, layout do ambiente de trabalho mal planejado, muito barulho, excesso de zelo com as informações a respeito da empresa podem impactar de forma negativa no trabalho das lideranças. São questões práticas, do dia a dia, que precisam ser resolvidas exclusivamente pela organização.


É por isso que, mais uma vez, voltamos a dizer aqui no blog: antes de programar treinamentos ou cursos de formação para as lideranças da sua companhia, tenha em mente o que precisa ser mudado. Com o que, exatamente, a empresa está insatisfeita? Que tipo de resultado espera após os cursos? O segundo é passo é avaliar se tais problemas decorrem mesmo da falta de conhecimento e habilidades dos gestores ou se a própria empresa pode implementar mudanças na rotina para ter líderes mais comprometidos e eficientes.

**Este post foi baseado no livro "6ds: As seis disciplinas que transformam educação em resultados para o negócio", de Calhoun Wick, Roy Pollok e Andrew Jefferson, da Editora Évora.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade