Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dica

Líderes devem se preparar para participar dos treinamentos

Equipe Caput
21 out 2016 às 19:06
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O aprendizado por meio de cursos deve iniciar muito antes daquilo que é discutido propriamente em sala de aula. Começa, ou pelo menos deveria começar, com o estímulo certo para que os participantes estudem alguma coisa sobre o tema antes da formação propriamente dita. O problema é que nem sempre as empresas se preocupam com isso ao programarem treinamentos para suas lideranças. E a principal consequência é o baixo aproveitamento dos participantes.

Portanto, após definir o tema e a data do próximo curso, pense naquilo que vocês podem propor aos participantes como experiência de aprendizagem para que eles "despertem" desde já para o tipo de conhecimento que será abordado no evento. Para isso, proponha a leitura de um texto provocativo ou que todos assistam um filme, por exemplo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Lembre-se que tempo é uma questão-chave. Se o instrutor do curso não precisar despender vários minutos apenas para introduzir o tema aos participantes, terá muito mais chances de se aprofundar nas questões-chave. Além disso, as discussões em grupo serão mais ricas porque os seus líderes não chegarão como uma "folha de papel em branco".

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas

5 filmes inspiradores sobre liderança de pessoas

Imagem de destaque
Formação

Todo líder precisa ser bom leitor

Imagem de destaque
Aprendizado

Líderes também precisam fazer cursos não convencionais

Imagem de destaque
Mentoria

Todo líder em desenvolvimento precisa de um 'padrinho'


O recomendável é escolher uma atividade que desperte a curiosidade dos líderes em buscar aquele determinado aprendizado e revele o quão importante ele será para a rotina de trabalho deles. Muitas dúvidas podem surgir na hora da escolha dessa "tarefa", por isso, nossa dica é a companhia se fazer duas perguntas:

Publicidade


O que meus líderes precisam saber antes do treinamento?


Defina com o consultor que aplicará o curso o que é indicado os líderes estudarem de antemão. O objetivo da experiência de aprendizagem pré-evento é fazer com que os participantes parem para refletir sobre o assunto e entendam por que devem se importar em gastar tempo e energia para conhecê-lo. O material prévio, portanto, deve ser elaborado com o foco de despertar o interesse deles pelo curso.

Publicidade


Que tipo de material é capaz de oferecer esse preparo mínimo?


Sabendo o tipo de conteúdo que precisa transmitir, o próximo passo é escolher o formato de material mais adequado ao perfil dos líderes que vão participar do treinamento. Como dissemos mais acima, o conhecimento pode ser estimulado por meio da leitura de um livro ou parte dele, ou uma palestra, e até mesmo preenchendo testes e avaliações. O importante, neste momento, é ter bom senso e levar em conta o tempo que os líderes terão para se dedicar a esse estudo, fora o trabalho que eles já precisam cumprir no dia a dia. Ou seja, cuidado para não exigir demais deles a ponto de ficarem desmotivados em participar até mesmo do curso.

Publicidade


Dica valiosa


É muito importante que o material estudado pelos líderes com antecedência seja resgatado pelo consultor logo no início do treinamento. Assim, os participantes terão a sensação de que o esforço prévio valeu a pena e ficarão motivados para fazer o mesmo no próximo curso. E é claro, quem não cumpriu a "lição de casa", certamente se sentirá constrangido por não poder contribuir com as discussões e arrependido pelo descuido.


Antes de reclamar que um treinamento não deu os resultados esperados, as organizações precisam se certificar de que fizeram a sua parte na preparação das lideranças para os cursos. Temos a certeza de que os líderes da sua empresa terão um aproveitamento muito maior em qualquer iniciativa de capacitação quando forem estimulados a estudar e refletir sobre os temas antes dos eventos.

Essa preparação os ajudará a criar interesse sobre o tema, formular perguntas que serão respondidas pelo consultor ao longo do curso e, principalmente, sedimentar como o conhecimento adquirido pode ser aplicado no dia a dia de trabalho. Afinal, este é o objetivo principal de qualquer programa de formação, não é mesmo?


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade