Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Importante

O que os líderes devem gerenciar em si mesmos

Equipe Caput
19 jul 2016 às 09:41
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os líderes da sua empresa devem ser bons exemplos para todos os colaboradores no dia a dia. Afinal, antes de conduzir uma equipe inteira, é preciso saber cuidar de si mesmo, não é verdade? E o grande segredo para isso é aprender a se autogerenciar.

Leia mais sobre o assunto Liderança no blog da Caput.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É por isso que, antes de promover um profissional a líder, você precisa identificar se ele é capaz de administrar as próprias emoções, compreender as prioridades da área, trabalhar com entusiasmo, gerenciar as ideias que passam pela cabeça, manter uma boa comunicação com as pessoas e ter uma vida privada equilibrada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dicas

5 filmes inspiradores sobre liderança de pessoas

Imagem de destaque
Formação

Todo líder precisa ser bom leitor

Imagem de destaque
Aprendizado

Líderes também precisam fazer cursos não convencionais

Imagem de destaque
Mentoria

Todo líder em desenvolvimento precisa de um 'padrinho'


Para explicar melhor, dividimos estas seis áreas em tópicos e fizemos um resumo sobre cada uma delas. Leia com atenção e verifique como estão os gestores da sua organização:

Publicidade


Emoções


Tudo o que os líderes da sua empresa fazem e a forma como se comunicam e se comportam afeta outras pessoas. Por isso, é muito importante que eles saibam controlar as próprias emoções na hora de tomar decisões, lidar com a frustração por maus resultados ou administrar conflitos. Resumindo: seus líderes sabem "contar até dez" quando as coisas dão errado?

Publicidade


Prioridades


Administrar as prioridades pode ser muito complicado quando se tem uma quantidade enorme de tarefas, responsabilidades e objetivos. Portanto, para ajudar os seus líderes, lembre-os que, de forma geral, todas as pessoas pagam pelas coisas com o tempo. Faça com que se perguntem: "em que vale a pena gastar minha vida?" Quando se enxerga o trabalho levando em conta as prioridades, é muito mais simples atingir a eficácia e se sentir realizado.

Publicidade


Energia


Como os líderes poderão dar conta dos afazeres e ainda motivar as equipes se estão esgotados? Uma dica interessante é focar a energia deles nas atividades que realmente têm importância, como falamos logo acima. Caso contrário, no final do expediente os gestores terão perdido tempo e esforço em trabalhos insignificantes e, pior ainda, os problemas que precisavam de solução rápida não foram solucionados.

Publicidade


Ideias


Quem nunca teve uma boa ideia enquanto estava a caminho do trabalho, tomando um café, ou até no meio de uma reunião? O problema é que, com tantas coisas na cabeça, muitas ideias se perdem ao longo dos dias e semanas. Para que isso não ocorra, ensine seus líderes a adotarem o costume de anotar os pensamentos e depois se sentar com calma para refletir sobre eles. Às vezes, vale mais a pena perder alguns minutos do dia para avaliar uma boa ideia do que gastar uma hora tentando fazer algo que não foi planejado.

Publicidade


Palavras


As palavras dos líderes têm um peso muito grande para os liderados, contudo alguns gestores ignoram esse fato. São arrogantes quando precisam orientar alguém, maltratam pessoas na frente de todo mundo ou jogam o moral da equipe lá embaixo porque não sabem que aquilo que dizem tem o poder de impactar o entusiasmo das pessoas na hora – para o bem ou para o mal. Ou seja, é importante ensiná-los a serem comunicadores assertivos.

Publicidade


Vida pessoal


Como ter foco no trabalho e ser um líder bem-sucedido quando se tem inúmeros problemas pessoais para lidar fora da empresa? De nada adianta saber administrar todas as cinco áreas acima e ter uma vida pessoal totalmente bagunçada. Quando isso ocorre, os líderes perdem a credibilidade, não conquistam seguidores e nem o respeito e a parceria dos seus liderados.



Líderes capazes de se autogerenciar consomem menos tempo e energia das empresas e, por isso, devem ser valorizados. Mas como saber se os gestores da sua companhia possuem todas estas áreas desenvolvidas? Uma das formas de descobrir é por meio de testes psicológicos ou na simples observação da rotina de trabalho de cada um.

Já fez esse exercício de observar os líderes da sua empresa? O que descobriu?


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade