Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Formação de lideranças

3 métodos de aprendizagem para preparar líderes

Equipe Caput
07 mar 2017 às 10:39
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não existe receita simples para alcançar eficácia nos treinamentos que vocês realizam na sua empresa, especialmente quando o assunto é a capacitação das lideranças. E por quê? Líderes necessitam da combinação de diferentes experiências de aprendizagem para se desenvolver.

Se vocês compartilharem com eles os principais conceitos sobre liderança, mas não possibilitarem o exercício das competências específicas durante o treinamento, eles possivelmente não conseguirão transitar da teoria para a prática. O contrário também é verdadeiro: muita prática sem reflexão não garante melhorias no desempenho ao longo do tempo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Para que o programa de formação de lideranças da sua empresa seja bem-sucedido, certifique-se de que ele trabalhe com, no mínimo, esses três métodos que listaremos abaixo:

Leia mais:

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
Planejamento

​Como você tem convidado os seus líderes para os treinamentos?

Imagem de destaque
A empresa deve intervir

O que fazer quando problemas pessoais afetam o desempenho das lideranças

Imagem de destaque
Domínio da língua

Seus líderes sabem falar e escrever bem o português?

1) Conceitos

Publicidade

É o método mais tradicional e geralmente consiste em aulas expositivas dialogadas ministradas por um professor/facilitador e leituras diversas. Útil para qualquer etapa de um programa de liderança, requer apenas que seja modulado para as necessidades de quem está recebendo o treinamento. Isto é, recomendamos que vocês moderem o conteúdo teórico para encarregados e supervisores, ao mesmo tempo em que procuram exigir uma maior carga de leitura e de atividades de aprendizagem formal para líderes do alto staff. Sem a absorção de conceitos nenhum líder consegue atuar diante da incerteza e da complexidade.

Publicidade

2) Vivências

Publicidade

Eficazes para compreender a profundidade dos conceitos e abstrair os aprendizados requeridos, as vivências proporcionam aquilo que chamamos de "aprender fazendo". Aqui entram atividades programadas em treinamentos – ao ar livre ou em sala – que conferem sentido ao conteúdo formal. Imagine que você quer ensinar aos seus colaboradores a trabalhar em equipe. Uma das possibilidades é colocá-los para cozinhar juntos, por exemplo. Veja que a tarefa não precisa estar necessariamente relacionada ao trabalho do dia a dia. O mais importante é que os participantes consigam visualizar a teoria na prática.

3) Simulações

Publicidade

Por meio desse método, você procura simular situações do cotidiano – imitar a realidade – para que os líderes treinem exatamente o tipo de trabalho que deverá ser executado logo adiante. Para isso, recorre a técnicas como o Role Play – sobre o qual já falamos aqui no blog –, que consiste na dramatização de um problema ou situação da rotina empresarial. É possível simular, por exemplo, como o líder deve dar feedback a um colaborador da equipe. No exercício, os participantes entenderão como agir e o que fazer frente às inúmeras situações que podem ocorrer na hora H.

Bom, você já deve ter percebido que, além de não existir receita pronta, planejar um bom programa de formação de lideranças é trabalhoso e exige bastante dedicação e muito conhecimento. Por isso é importante consultar ou mesmo contratar profissionais especializados para dar conta dessa tarefa. Lembrando sempre, é claro, de garantir que todos esses métodos façam parte da trajetória de aprendizagem dos seus líderes. Desta forma, com certeza, as chances de a sua companhia alcançar ótimos resultados serão muito maiores.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade