Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fim de uma era

Black Sabbath se apresenta em SP com turnê que marca o seu fim

Agência Estado
03 dez 2016 às 08:58
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quando os sinos tocarem, será pela última vez. A chuva, garante a previsão do tempo segundo o site Climatempo, deve ser real, como se o público presente no estádio do Morumbi, no próximo domingo, 4, estivesse caminhando no terreno da assustadora Mapledurham Watermill, na cidade inglesa de Oxfordshire, cuja imagem figura na primeira capa de disco de 1969. Chuva e sinos introduzem a música que abre o álbum. Música, disco e banda, todos partilham o mesmo nome: Black Sabbath.

A canção costuma ser a escolhida para abrir as apresentações da trupe formada hoje por Ozzy Osbourne (voz), Tony Iommi (guitarra) e Geezer Butler (baixo) e nessa apresentação paulistana não será diferente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ou melhor, será diferente, mas por outro motivo. Trata-se da última parte da turnê da banda pelo Brasil, naquela que é chamada de The End, "o fim". O Sabbath, como conhecemos, não existirá mais ao final dessa última volta ao mundo. A idade, a doença de Iommi (que luta contra um câncer linfático), a falta de fôlego de Ozzy. O Sabbath, cuja história começou em 1969, fundou uma nova escola musical, o heavy metal.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Embora artistas do rock anteriores já houvessem flertado com o peso, ninguém reuniu em um álbum, como aquele Black Sabbath com a capa sombria descrita no início desse testo, tantas características que depois estariam no modus operandi das bandas do gênero surgidas na sequência.

Publicidade


Nenhum dos três integrantes chegou aos 70 anos e vemos artistas como os Rolling Stones ainda na ativa - é de se surpreender que Keith Richards tenha chegado aos 72 anos depois de tantos abusos (lendários?). Mas o Sabbath não nasceu para ser eterno. Como uma sombra que pairou pela humanidade para sufocar com uma noite escura as flores do movimento hippie, de paz e amor. Na virada para os anos 1970, o verão do amor já havia se tornado um inverno duro. O Sabbath representou a chegada da mudança climática.


Ao longo de 47 anos de existência - com pausas e trocas de integrantes -, o Sabbath foi uma instituição. Mesmo sem Ozzy Osbourne, carregaram o piano com um punhado de vocalistas até encontrarem Ronnie James Dio, do Rainbow, que morreu em 2010. Com ele nos microfones, o Sabbath se agigantou de novo. Enquanto isso, Ozzy percorria uma carreira que variava entre vocalista de heavy metal e estrela atabalhoada do reality show The Osbournes, da MTV.

Publicidade


O reencontro entre Iommi, Butler e Osbourne foi comemorado. E, não só partiram para uma turnê de grandes hits, como gravaram um disco, chamado 13, que liderou as paradas norte-americanas - e se trata de um bom álbum do heavy metal que o Sabbath sempre se acostumou a fazer, sem invenções.


A ideia era que, para a turnê The End, mais um disco viesse. Foi impossível e a turnê se realizará com um repertório baseado nos sucessos da trupe. Depois de shows em Porto Alegre (28 de novembro) e Curitiba (30/11), a banda passou pelo Rio na noite desta sexta-feira, 2. Em Curitiba, o repertório foi contido: 13 canções, sendo 12 delas do quarteto de discos clássicos e definidores: Black Sabbath (1969), Paranoid (1970) e Master of Reality (1971) e Vol. 4 (1972). A única exceção é Dirty Women, de Technical Ecstasy (1976).

Publicidade


Ozzy, Iommi e Butler, nessa longa caminhada de despedida pelo mundo, querem mais do que dizer adeus. A ideia é celebrar aquilo que transformou o Sabbath em uma instituição enquanto ainda podem. Os sinos soarão em São Paulo mais uma vez. Uma última vez.


Ward


Baterista da formação original do quarteto de Birmingham, na Inglaterra, Bill Ward não se acertou com o restante do quarteto para participar da reunião que uniu Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler. Em 2012, ele chegou a fazer o anúncio ao lado de Osbourne, mas logo as desavenças com relação ao contrato a ser assinado impossibilitaram o acerto. Ward afirma que não estava sendo tratado como integrante fundador da banda e se sentia menosprezado pelos demais ex-companheiros. Na turnê iniciada em 2012 e na atual, o responsável pelas baquetas do Sabbath é Tommy Clufetos, que já tocava com Osbourne.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade