Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Referência

Com Adele e Mick Jagger como fãs, escocês Paolo Nutini faz show no Brasil

Agência Estado
27 abr 2017 às 09:26
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ele tinha 19 anos de idade; eles, os Rolling Stones, 45 anos só de carreira. Ensaiavam Love in Vain, música de Robert Johnson e registrada pela banda no disco Let it Bleed, de 1969, quando o guitarrista Keith Richards errou a mudança de acordes, encerrando prematuramente a canção. "Pô, Keith, não erra na frente do garoto", disse Ronnie Wood, também guitarrista, ao companheiro. O "boy" era Paolo Nutini, jovem escocês de nome italiano, revelação do soul britânico com o primeiro disco, These Streets, de 2006, lançado um ano antes da apresentação para a qual ensaiavam, no festival Isle of Wight.

Nutini decolou - e o fez rapidamente. Surgido com a força do hit Last Request, uma balada chorosa ideal para dias chuvosos, o jovem é contemporâneo de Adele (fã assumida dele) e Amy Winehouse, duas cantoras responsáveis por chacoalhar a música no início dos anos 2000 ao servirem suas canções de desamor com um molho de redução de soul e R&B norte-americanos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nutini contou a história com os Stones na época do lançamento do disco mais recente dele, Caustic Love, lançado há três anos, marcado por uma transformação em sua música, mais experimental. É com ele que o escocês vem ao Brasil pela primeira vez para apresentação única, neste sábado, 29, na Áudio Club, em São Paulo - a brasileira Luiza Lian é responsável pelo show de abertura.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Em entrevista, por telefone, o músico cita Gilberto Gil como uma influência na fusão de gêneros. Descobriu Gil por acaso, conta, aos 17 anos. "Foi quando passei a explorar os prazeres da maconha", explicou ele, rindo. Sob o efeito da droga, entrou em uma loja de discos e ouviu a voz do baiano nas caixas de som. Mesmo sem entender uma palavra de português, deixou o estabelecimento com Expresso 2222 e Refazenda, discos de 1972 e 1975, respectivamente, debaixo do braço. "Foi algo que me impactou. Passei a ouvir álbuns de Sérgio Mendes", conta. "De coisas mais recentes, ouvi Cansei de Ser Sexy (de punk-dance de sucesso no exterior em 2008)."


Nutini não tem feito muitos shows nos últimos anos. Precisava de um tempo, ele diz, para trabalhar em um quarto disco. Mudou-se para Bristol, na Inglaterra, e mora perto de um estúdio de gravação. "É uma vida tranquila. Estou bem feliz aqui", diz ele, que cresceu em Paisley, na Escócia, e viveu os anos recentes em Londres. "Queria saber como seria ter uma nova banda, uma nova vida", ele conta.

Nutini tem um espírito errante. Seus discos nunca soam iguais - e sua voz, aguda, está mais arranhada do que nunca. Em Caustic Love, ele deixa para trás a pecha de herdeiro do blue-eyed soul, o tipo de soul cantado por homens de pele branca, olhos claros. Canta um amor tão em ruínas quanto sua voz rouca. A visita à América do Sul estava na lista de desejos do escocês também. "Quero conhecer mais São Paulo", ele diz, antes de revelar um desejo curioso: "Tenho vontade de visitar também a Bolívia, por alguma razão. Deixar o cabelo crescer e nunca mais voltar". Ele ri, mas é difícil saber se ele falava sério ou não.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade