Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira programação

Festival de Música de Londrina tem abertura oficial nesta segunda

Redação Bonde com assessoria de imprensa
08 jul 2016 às 16:33
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Música de qualidade e uma surpresa no final do espetáculo. É o que o público do 36º Festival Internacional de Música de Londrina vai encontrar durante a abertura oficial do evento, nesta segunda-feira (11), na Catedral Metropolitana de Londrina. O concerto de abertura com sessão solene começa às 20h30. Os ingressos para o concerto custam R$20,00 inteira e R$10,00 a meia entrada. O FIML tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL) vai se unir a jovens músicos de projetos sociais educativos que participarão do Festival, num total de 60 pessoas. E um coro com 120 vozes, formado por coros londrinenses e convidados, abrilhantará a noite, que reserva muitas surpresas para quem prestigiar o evento até o final.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O diretor artístico do Festival, Marco Antonio de Almeida, promete um espetáculo surpreendente para todos os gostos, idades e estilos musicais. "A mistura de integrantes da OSUEL e de músicos que participam de projetos sociais, contempla a preocupação com a parte social do evento", explicou Almeida. O concerto será regido pelo Maestro Alessandro Sangiorgi, italiano, diplomado pelo Conservatório de Milão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história



O programa traz como primeira obra "Encantamento", de Camargo Guarnieri. A peça curta, de 1941, foi escrita originalmente para violino e piano. É composta de um único movimento, alterna partes contrastantes, com melodia melancólica e vibrante. O ponto alto da noite é o Concerto
"Tríplice" de Ludwig Van Beethoven (Concerto para Violino, Violoncelo e Piano - Op. 56).

Publicidade


Depois da execução de Camargo Guarnieri e Beethoven, após o intervalo, o público será brindado com a apresentação de trechos musicais, como os duetos do "Suíte do Fantasma da Ópera" e "All I ask of you" do Fantasma da Ópera, de Andrew Lloyd Webber; "I could have danced all night" de My fair lady- de Frederick Loewe ; "Coro de zingarelle, Coro di mattatori spagnouli", da Traviata de Giuseppe Verdi e o final do ato 2, da opereta "O Morcego", de J. Strauss.


Programação - A Orquestra de Câmara Solidariedade Sempre irá abrir a programação artística do 36º Festival Internacional de Música de Londrina de segunda-feira (11), com concerto no Teatro Zaqueu de Melo (Avenida Rio de Janeiro, 413), às 18h15. A entrada é gratuita. Sob a regência de Flávio Collins, a orquestra, formada por 34 jovens com idade de 12 a 16 anos, apresentará obras de Claude Debussy ("Petite Suite") e de Pixinguinha ("Rosa").

Publicidade


Fundada em 2009 através da iniciativa do Grupo Hayapek, a Orquestra de Câmara tem como objetivo principal o desenvolvimento da cultura musical por meio do aprendizado de estruturas da teoria musical, técnicas instrumentais e da apreciação de repertórios visando, além da inclusão social e da valorização do jovem, a formação de musicistas de orquestra.


Palestras - Fazendo parte do Ciclo de palestras e lançamentos da 36ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina, na segunda-feira (11) será realizada uma conferência que abordará "A saúde do músico", "A contribuição da Educação" e a "Somática na Saúde do
Músico", no Centro Cultural Sesi/AML, às 17 horas. A entrada será gratuita, e o Centro Cultural fica localizado na rua Maestro Egídio do Amaral, 130, Praça 1º de Maio.

Publicidade


O encontro será ministrado pela fisioterapeuta Débora Beckner e tem como proposta debater o surgimento de queixas musculoesqueléticas nos profissionais de música, as condições físicas da prática musical e o instrumento em si.


Devido às extensas horas diárias de estudos e apresentações, os músicos são submetidos a uma exigência que causa grande sobrecarga física. A profissão requer ampla diferenciação e produtividade de capacidades psicológica e física, e exigência afeta diretamente a qualidade da
performance e a má postura durante a prática musical.


Além destes fatores, problemas auditivos, visuais e do complexo orofacial podem estar presentes e associados a distúrbios psicológicos, neurológicos, dermatológicos e reumatológicos.
Desta forma é alarmante a frequência de problemas de saúde decorrentes da atividade profissional entre os músicos.

O 36º Festival Internacional de Música de Londrina é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura, Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Associação de Amigos do FIML.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade