Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mistura de gêneros

Relação entre o rap e o samba já é tradicional

Agência Estado
28 abr 2017 às 10:15
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tanto o rap quanto o samba saíram do mesmo buraco, dos extremos periféricos. Esse é certamente o ponto de intersecção entre os dois gêneros musicais. Retratar cotidianos e a dura realidade de quem vive à margem da sociedade sempre foi uma bandeira, ainda que de um jeito brando e cadenciado, como o samba, ou de forma mais direta , brusca e contundente, como o rap.

O rap surgiu para o mundo sampleando o funk norte-americano. No Brasil, ele acabou se "apropriando do samba" até para dar mais identidade ao gênero musical.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Criolo, portanto, não é o primeiro rapper a transitar pelo samba. Marcelo D2 e Rappin’ Hood já fizeram isso há alguns anos e acabaram colhendo louros dessa mistura. O rap, em síntese, não é puro. É uma música que se apropria de outras, como o próprio Marcelo D2 já afirmou em entrevista ao Caderno 2, em dezembro de 2015. "Sempre achei que, para dar uma identidade brasileira ao rap, o caminho natural era usar o samba como plano de fundo", disse ele na ocasião. "Já são 27 anos escrevendo rap. Então essa mistura acaba meio que sendo natural. Nos sambas Cria de Favela e Menino Mimado, por exemplo, se você tirar o ritmo, vai perceber que aquilo é, na verdade, um rap", complementa Criolo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


Turnê

O show de lançamento do novo disco de Criolo, Espiral de Ilusão, será realizado no dia 27 de maio em Porto Alegre. A apresentação desembarca em São Paulo em 24 de junho, no Citibank Hall.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade