Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Carreira longa

U2 revisita 'The Joshua Tree' e mostra que olhar para o passado não é tão ruim

Agência Estado
23 mai 2017 às 09:55
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não se engane. O U2, mesmo celebrando um disco lançado há 30 anos, está de olho no futuro, sim. Ao encararem o passado, Bono e companhia vivenciaram o mais contraditório sentimento com relação à própria obra. Um disco, The Joshua Tree, um tratado sobre amor em tempos de ódio e dor, é tão relevante hoje, em 2017, quanto no seu ano de lançamento, em 1987. Para quem pretendia mudar o mundo, deve ser difícil perceber que ele está exatamente como antes. Até pior, quem sabe.

Grupos com décadas de estrada, tal qual a trupe irlandesa formada por Bono (voz), The Edge (guitarra), Adam Clayton (baixo) e Larry Mullen Jr. (bateria), ao atingirem o status de "banda de arena", lutam para manter a relevância com músicas inéditas enquanto o público está sedento por os clássicos quando lota lugares como o estádio Rose Bowl, espaço na Califórnia onde a banda se apresentou sábado, 20, e domingo, 21, para 92 mil pessoas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O U2 sabe como o jogo do "music business" funciona. Circulam por grandes estádios ao redor do mundo desde The Joshua Tree, o quinto disco deles e homenageado da vez. Não fosse pelo álbum de músicas como With or Without You, I Still Haven’t Find What I’m Looking For e Where The Streets Have No Name, o grupo não estaria na posição confortável que se encontra hoje, com álbuns cada vez mais esporádicos e shows grandiosos, como a turnê 360°, que entregou três noites memoráveis em São Paulo em 2011, no Morumbi.

Leia mais:

Imagem de destaque
Apoio

Chico Buarque assina manifesto em defesa do padre Júlio, alvo de CPI

Imagem de destaque
Homem atemporal em 2023

Men of the Year: Dr. JONES elege Péricles como homem atemporal em categoria inédita

Imagem de destaque
The Tour em São Paulo

Jonas Brothers anunciam único show em São Paulo em abril de 2024

Imagem de destaque
The Eras Tour

Guinness confirma que Taylor Swift fez a turnê mais lucrativa da história


As chances da turnê e The Joshua Tree passar pelo Brasil são enormes. Há um mês, foi noticiado de que a banda já havia reservado duas datas em outubro para se apresentar no mesmo Morumbi - Noel Gallagher, ex-Oasis, seria o convidado para os shows de abertura. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que passagem por São Paulo pode ser adiada para janeiro. Nada, contudo, tem confirmação oficial.

Publicidade


Criar um show em homenagem a um disco com três décadas de existência não poderia soar caça-níquel ou um atestado de "pois é, pessoal, estamos sem novas ideias, então vamos com turnês de comemoração, mesmo". Bono e companhia, portanto, apresentam a sua narrativa para, eles próprios, homenagearem seu disco mais fundamental - fundamental, não o melhor. Dividem a apresentação em três partes: "quem éramos", The Joshua Tree e, por fim, "quem somos hoje".


Na primeira parte, o U2 revisita a caminhada até o álbum de 1987, com músicas como Sunday Bloody Sunday e Pride (In the Name of Love), em um palco menor, montado no meio do público. Para a execução de The Joshua Tree, eles seguem para a estrutura maior, à frente de um telão de altíssima definição a exibir cenas bucólicas criadas pelo diretor e fotógrafo holandês Anton Corbijn.

Publicidade


Bono, The Edge e companhia soam impecáveis, trinta anos depois.


Por fim, a banda caminha pelo terreno mais pop, da safra mais recente (Elevation poderia sair do set list, mas ainda está lá, infelizmente). Anticlimax, porém corajosa, é a escolha por encerrar a apresentação com a balada inédita The Little Things That Give You Away, que estará no próximo disco da banda, Songs of Experience, ainda sem data de lançamento.


É curioso como a música nova dialoga diretamente com as canções mais vagarosas e românticas de The Joshua Tree. Encerra-se o ciclo iniciado há 30 anos. O amor, em 2017, ainda tenta encontrar espaço para respirar, enquanto naufraga em ódio, violência e sangue.

Mudaram apenas as plataformas. Hoje, o ódio se esparrama pelas redes sociais e as guerras são travadas com drones, à distância. Bom samaritano que é, Bono deve ser contorcer por dentro ao perceber, três décadas depois, que medo e a ira ainda estão ganhando a disputa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade