Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Profissionais explicam

Lambeijo: beijo de pet faz mal para a saúde da boca?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
31 mar 2024 às 16:30
- Hhumphrey Muleba/Pexels
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Profissional de odontologia e veterinária explicam os riscos e benefícios do carinho


O Brasil é o terceiro país no planeta em número de animais domésticos, com 150 milhões de pets, segundo dados do IPB (Instituto Pet Brasil). Assim, as relações entre humanos e os fiéis companheiros estão cada vez mais próximas, e atos como beijar os amigos peludos se tornam frequentes para a demonstração de amor e afeto. Mas será que esse contato é seguro?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O contato físico – incluindo beijos na boca, os famosos lambeijos – pode fortalecer o vínculo emocional entre tutores e animais de estimação, tendo sido associado à redução do estresse e à promoção do bem-estar emocional. Conforme um levantamento desenvolvido por pesquisadores da Universidade Azabu, no Japão, a liberação de hormônios como a ocitocina nesses momentos de proximidade com os pets pode afetar positivamente a saúde mental dos tutores, contribuindo para uma sensação de calma e felicidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Viralizou

Anúncio de apartamento à venda viraliza com pombo de estimação do proprietário

Imagem de destaque
Estudo da Science

Serpentes evoluíram em taxa mais rápida e em formas mais diversas do que lagartos

Imagem de destaque
Em Foz

Tutor é preso por matar pitbull após animal atacar cão da vizinha no PR

Imagem de destaque
Morto em voo

Tutor do cachorro Joca diz que caixa de transporte tinha identificação incorreta


Embora seja considerada uma prática positiva pelos pais de pets e pela psicologia, especialistas alertam sobre os possíveis riscos à saúde humana associados aos lambeijos.

Publicidade


Segundo a veterinária da Pet de Todos, Ketlin Costa Moreira, beijar o animal de estimação pode acarretar em consequências à saúde, principalmente se o pet tiver cálculo dentário, condição conhecida como tártaro. “Os bichinhos costumam ser alvo de coleções bacterianas, então é interessante que as pessoas evitem beijar a boca deles, principalmente no caso de crianças, idosos e pessoas com a imunidade comprometida", alerta a profissional.

Publicidade


Por outro lado, a veterinária pontua que cuidar da saúde bucal dos pets pode ser uma alternativa para a redução de riscos de transmissão de doenças. "Se o seu animal estiver com a boca saudável, a probabilidade dele causar uma infecção ou alguma outra doença por meio do lambeijo é muito baixa. Por isso, é essencial manter a saúde bucal do animal em dia, por meio de escovação regular e visitas periódicas ao veterinário", orienta.


Saúde bucal do tutor é tão importante quanto a do pet 

Publicidade


O lambeijo traz riscos não apenas para o humano, mas para o próprio animal, já que, por meio da saliva, pode entrar em contato com bactérias e microrganismos presentes na boca do tutor. 


O dentista da rede AmorSaúde, Diego Cardoso, defende que ter uma boca saudável é essencial, já que previne infecções, anemias, doenças autoimunes e até diabetes. "A saúde bucal é importante em qualquer idade e para mantê-la em dia os cuidados são mais do que necessários, assim é possível evitar menos problemas no futuro, como cáries, mau hálito e doenças gengivais", explica o profissional.


Para manter a boca limpa e a saúde em dia, ele aconselha tomar medidas preventivas. "Faça escovações após as principais refeições, diminua a ingestão de açúcares e alimentos gordurosos, use sempre o fio dental, escove a língua, invista em uma escova de cerdas macias e use creme dental com flúor”, indica ele, que aconselha agendar uma consulta odontológica, no mínimo, duas vezes por ano.


Como o lambeijo pode ser uma demonstração de afeto, é importante fazê-lo de maneira consciente, considerando sempre a saúde bucal tanto do animal quanto do humano. Com cuidados adequados, é possível desfrutar dos benefícios emocionais do contato físico com os animais de estimação sem comprometer a saúde de ambos.


Imagem
30% dos gatos com mais de 15 anos apresentam quadro de doença renal crônica
De acordo com estudo publicado pelo Centro Médico de Minnesota, nos Estados Unidos, 10% dos cães e 30% dos gatos com mais de 15 anos possuem doença renal crônica.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade