Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pais devem ficar atentos

Como identificar problemas auditivos na infância?

Redação Bonde
24 set 2015 às 14:03
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Crianças que não reagem quando são chamadas pelo nome, que aumentam frequentemente o volume do rádio e da TV e com dificuldades para entender o que as pessoas falam. Ou meninos e meninas que não conseguem se comunicar direito ao telefone, preferem brincar sozinhos, fazem trocas de fonemas ou cometem muitos erros ao escrever, demoram a compreender as coisas que são ditas e são hiperativas ou distraídas.

Situações como essas são sinais de que a criança pode apresentar problemas de audição. A fonoaudióloga Marcella Vidal explica que é preciso testar e exercitar a audiência desde cedo. Os pequenos aprendem a falar naturalmente na medida em que ouvem os pais e pessoas da família, nos primeiros anos de vida.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As dificuldades para ouvir podem ocorrer mais tarde por causa de diversos fatores, como otites e o uso de medicamentos. Por isso, os pais devem levar os filhos a um médico otorrinolaringologista assim que suspeitarem de algum problema.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


Quanto mais cedo melhor. As crianças, mesmo com perda auditiva leve ou moderada, que não começam logo o tratamento podem ter mais dificuldade para aprender a falar, dificultando a comunicação e posteriormente prejudicando a aprendizagem na escola.

Publicidade


"A audição tem papel vital no desenvolvimento da linguagem e da fala, importantes na comunicação e na interação social da criança. A perda auditiva, se não for tratada, pode acarretar uma série de limitações: timidez, retraimento, problemas de aprendizado e relacionamento", comenta Marcella.


Para desenvolver o potencial auditivo das crianças, os pais devem escutar e falar com elas desde cedo, não importa se não respondem. Outra dica é não deixarem de cantar para o bebê quando ele estiver acordado. Cante com voz suave, em tom amoroso.

Publicidade


Também é importante ler para o bebê. "Nada estimula mais a criança do que escutar você falar. Os livros ilustrados com figuras e desenhos complementam esse estímulo e são ótimos para desenvolver as habilidades infantis", diz a fonoaudióloga.


Fique por dentro
Como as crianças devem reagir aos sons

Publicidade


Até 3 meses
Acorda ao ouvir um barulho forte


Dos 3 aos 6 meses
Movimenta os olhos e se vira na direção de vozes

Entre 6 meses e 1 ano
Balbucia sílabas simples, como "papá", "mamã", tentando reproduzir o que escuta

De 1 a 2 anos

Fala palavras do cotidiano, interagindo com os adultos.
(com informações do site Comércio do Jahu)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade