Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para praticar

Conheça 10 exercícios de ginástica cerebral para fazer em casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
21 out 2016 às 14:50
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muita gente hoje se preocupa em ir à academia para malhar os músculos do corpo, mas esquece um órgão muito importante: o cérebro. Com exercícios que estimulam neurônios, é possível melhorar habilidades como memória, concentração e raciocínio.

Mas como funciona a ginástica para o cérebro?

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A proposta da prática é estimular o cérebro de maneira integrada e harmoniosa, oferecendo experiências fora da rotina, variadas e com grau de desafio crescente.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


A ginástica cerebral estimula o desenvolvimento de novas redes neurais e a produção de neurotransmissores (endorfina, dopamina, adrenalina, noradrenalina, etc.) que aumentam a qualidade das sinapses (conexão entre os neurônios), ampliando a capacidade de processamento e a reserva cognitiva do cérebro.

Publicidade


"Se as conexões não estão "ligadas" corretamente, os dendritos (prolongamentos ramificados das células nervosas que recebem e processam informações através das sinapses) podem atrofiar. Isso reduz a capacidade do cérebro de incluir novas informações na memória, além de dificultar a recuperação de informações antigas", explica Solange Jacob, Diretora Pedagógica de uma rede de escolas de ginástica para o cérebro, presente hoje em todo o país.


Assim como os exercícios físicos ajudam a manter e melhorar a forma física, a ginástica para o cérebro pode ajudá-lo a melhorar sua capacidade mental. A neurociência comprova a capacidade extraordinária do cérebro de se adaptar e mudar padrões de conexões com o conceito de neuroplasticidade.

Publicidade


"Basicamente, a neuroplasticidade, ou plasticidade neuronal, refere-se à capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências", complementa a especialista.


Ginástica para o cérebro: como funciona

Publicidade


No curso de ginástica para o cérebro do Método Supera, os alunos colocam a mente para funcionar por meio de seis ferramentas: ábaco (calculadora milenar oriental), apostilas com exercícios cognitivos, jogos de tabuleiro, jogos online, dinâmicas em grupo e as neuróbicas (exercícios que funcionam como uma atividade aeróbica para o cérebro).



Os benefícios da ginástica cerebral abrangem todas as idades. Crianças, jovens, adultos e as pessoas da terceira idade potencializam a capacidade cognitiva, melhorando a concentração, o raciocínio lógico, a memória, a criatividade, a autoestima, a perseverança, a coordenação motora e a capacidade de resolver problemas de forma criativa e inovadora.

Publicidade


Você também pode praticar ginástica para o cérebro em casa. Estes são os top 10 exercícios indicados pela especialista Solange Jacob:


- Leia muito!

Publicidade


- Jogue dama ou outros jogos que estimulem o raciocínio lógico


- Mude o seu percurso habitual pelos corredores do supermercado

Publicidade


- Faça neuróbica: aieL este otxet ao oirártnoc


- Escreva com a mão não dominante


- Sem olhar, escolha roupas, sapatos e assim por diante, combinando ou contrastando texturas


- Mude a localização de objetos familiares que você normalmente pega sem pensar


- Procure alimentos que possam trazer de volta algumas memórias da infância

- Convide parentes e amigos para trazerem garrafas de vinho diferentes a fim de fazerem comparações.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade