Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Perigo animal

Crianças são as principais vítimas da doença do carrapato

Redação Bonde
06 jan 2012 às 15:28
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas pessoas tratam seus animais de estimação como se fossem verdadeiros filhos, deixando-os que durmam na mesma cama, dêem lambidas em suas bocas e permaneçam dentro do quarto, sala e cozinha durante todo o dia. O contato e carinho por animais são saudáveis, no entanto, o convívio exige cuidados especiais com a higiene. Mesmo quem esteja envolvido com animais de grande porte ou quem pratica hipismo, por exemplo, está sujeito a adquirir doenças de consequências muito graves.

A doença de Lyme é uma das que podem ser transmitidas pelos carrapatos contidos nos animais e se não tratada, pode levar o paciente à inatividade. A Dra. Maria Emilia Gadelha Serra, especialista em Medicina Biológica da Academia Brasileira de Medicina, conta que tratou de um caso emblemático de uma criança de 12 anos que sofria de enxaqueca desde os seis anos e com o passar dos anos perdeu a memória, parou de andar, teve sua idade mental regredida para um ano e meio, além de apresentar surtos psicóticos. Mas, quando o caso chegou às suas mãos, a especialista diagnosticou a doença de Lyme, logo iniciando o tratamento com a limpeza da flora intestinal que, para a surpresa da família, apresentou resultado quase imediato: a criança voltou ao seu estado normal em apenas uma semana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A especialista explica que a doença de Lyme é uma infecção causada pela bactéria Borrelia burgdorferi deixada pelo carrapato, responsável por fabricar uma neurotoxina que afeta vários órgãos, inclusive o sistema nervoso, a pele, o coração e as articulações. Os primeiros sintomas podem ser manchas vermelhas na pele, dor de cabeça e febre. Além desta, outras enfermidades podem ser contraídas por meio do contato ou picada dos carrapatos como a erliquiose canina, que afeta a visão e pode ocorrer tanto nos animais quanto nos seres humanos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Outra doença causada pelo contato com animais que é mais comum e conhecida é a toxoplasmose, transmitida principalmente pelos gatos, hospedeiros do protozoário Toxoplasma gondii.

Publicidade


Cuidados especiais


Segundo a Dra. Maria Emilia, o único meio de prevenir estas doenças é verificar se o animal possui carrapatos e combater a infestação. "É muito importante que os pais fiquem atentos às crianças, desde as que possuem animais de estimação, aquelas que vivem ou foram passear em fazendas, ou ainda aquelas que praticam hipismo. O carrapato pode estar na criança e ninguém perceber, é preciso revisá-la todos os dias", alerta. As crianças estão mais sujeitas a pegarem doenças do animal porque o sistema imunológico não está totalmente desenvolvido, ao contrário dos adultos, que detectam mais mecanismos de defesa.

Publicidade


Atitudes como beijar os animais facilita a contaminação por vírus e bactérias. Além disso, o animal de estimação deve ter o seu espaço fora da casa porque o seu pelo é nocivo à saúde e pode provocar reações alérgicas e doenças respiratórias. Quem mora em apartamento pode acomodar o seu bicho na área de serviço.


Outra dica essencial é sempre ter um monitoramento de um veterinário para cuidar de seus animais, seguir à risca suas indicações aplicando as vacinas e medicamentos estabelecidos por ele e manter o animal limpo com banhos regulares. A Dra. Maria Emilia ressalta ainda que uma boa higiene é primordial para o combate de doenças. Outra recomendação fundamental é o hábito de lavar as mãos após o contato com qualquer animal.

www.saudeempautaonline.com.br


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade