Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dia Sem Tabaco

Crise de abstinência pode aumentar a dificuldade em parar de fumar

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 mai 2017 às 09:02
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao abandonar o vício o primeiro desafio é a síndrome da abstinência, que pode incomodar quem está por perto, pois causa irritação e nervosismo, como explica o cardiologista Gerson Luiz Bredt Junior, presidente da Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC). "A síndrome de abstinência pode durar até 30 dias, e muitas vezes, o paciente precisa de apoio farmacológico para passar esse período. Ele pode vivenciar alto grau de ansiedade, fome, alteração na concentração, depressão e angústia".

Apesar dessa fase difícil, o cardiologista ressalta que vale a pena tentar, pois, "continuar fumando potencializa radicalmente as chances de o indivíduo desenvolver doenças cardiovasculares, sofrer infarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC), câncer, bronquite, ou seja, compromete seriamente a saúde da pessoa". "A dificuldade em largar o vício só não supera os malefícios que o fumo traz – a curto, médio e longo prazo – à vida do fumante", enfatiza.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os males vêm das substâncias contidas no cigarro. Embora seja uma droga legalizada, a nicotina provoca dependência química maior que substâncias ilícitas, como cocaína e heroína. "Existem dezenas de substâncias nocivas no tabaco, mas a nicotina é a responsável pela dependência química e psicológica", ressalta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais


Dia sem tabaco
Para conscientizar sobre os riscos do vício do cigarro, a Sociedade Paranaense de Cardiologia (SPC) promove no Dia Mundial sem Tabaco,no dia 31 de maio. Neste ano, a campanha será realizada na Praça Santos Andrade, em Curitiba, das 9h às 16h, e contará com aferição de pressão arterial. O objetivo é demonstrar que o vício faz mal para a saúde física, mental e até econômica do fumante. "O tabagismo é uma doença crônica, mas, felizmente, ela possui tratamento. E também vale lembrar que abandonar o cigarro pode resultar uma vida melhor ao longo de décadas", afirma o médico.

Sobre o tabagismo
- O tabagismo é considerado a principal causa de morte evitável em todo o mundo.
- A pessoa que fuma fica dependente da nicotina, considerada uma droga poderosa que atua no sistema nervoso central.
- O estresse é a principal armadilha para o problema com do tabagismo, ele acaba funcionando como uma válvula de escape para situações de grande estresse e ansiedade.
- Quase 6 milhões de pessoas morrem, todos os anos, em decorrência do tabaco.
- As perspectivas são de que esse número possa chegar a 8 milhões até 2030.
- Pelo menos 600 mil são fumantes passivos, ou seja, convivem com fumantes e acabam inalando a fumaça do cigarro e com elas todas as substâncias venenosas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade