Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção aos sintomas

Depressão e bipolaridade não são frescura nem excentricidade

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 abr 2017 às 18:16
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A depressão é uma das doenças que mais afastam trabalhadores atualmente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a estimativa é de que, até 2020, ela já seja a maior responsável pelos afastamentos de profissionais. No Brasil, a doença já está na segunda posição, conforme dados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), ao demonstrar que 48% dos trabalhadores que se afastam por mais de 15 dias do trabalho estão com algum tipo de transtorno mental, sejam eles a depressão, a bipolaridade e outros transtornos relacionados.

Muito além do simples afastamento das atividades laborais, essas são doenças que afetam toda a vida da pessoa. "Essas doenças também afetam o dia a dia em família, as relações sociais, os estudos e até mesmo as atividades profissionais", explica a médica especializada em psiquiatria, Beatriz Rosa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Classificada como o mal do século, a depressão pode atingir qualquer pessoa. "Não há um perfil definido, algumas pessoas já têm pré-disposição para a doença que é agravada, muitas vezes, por um ambiente de trabalho que promova muita pressão, ou rotina muito estressante, como ocorrem em diversas profissões, como bancários, policiais, jornalistas, médicos, entre outras. Quanto mais estressante o dia a dia, mais prejudicial será para aquelas pessoas que já têm a doença e precisam encarar essas rotinas. Quando não tratada adequadamente a depressão irá provocar o afastamento do profissional das suas atividades", informa a médica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Outra doença que pode afetar muito a carreira profissional é a bipolaridade, que é um distúrbio muito comum. "Ao contrário do que muita gente pensa, o bipolar nem sempre apresenta mudança repentina de humor. Pessoas muito ativas, que fazem muitas tarefas, cheias de energia, também podem sofrer com a bipolaridade. Passam dias muito ativas e, em outros, muito cansados, deprimidos, dormem mal, têm dificuldade para acordar no horário adequado, cumprir horários. Ou seja, nem sempre uma pessoa bipolar será uma pessoa com baixo rendimento, mas esse trabalhador terá mais dificuldade em equilibrar as semanas intensas com aquelas com pouca produtividade. Com o tratamento adequado é possível ajudar o paciente a conseguir ter mais equilíbrio nesses altos e baixos e assim oportunizar uma vida mais estável e sem os grandes picos de alterações de comportamento", diz Beatriz Rosa.

Outro alerta da médica é que os transtornos precisam de atenção e tratamento médico. "Boa parte das situações de depressão estão relacionadas à bipolaridade, e é preciso acompanhamento de um médico especializado que consiga fazer o diagnóstico correto. Quem sofre com esses transtornos pode ter uma melhor qualidade de vida desde que tenha acompanhamento, medicação e tratamentos adequados para cada caso", explica a especialista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade