Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ajuda inteligente

Depressão poderá ser identificada em rede social

Redação Bonde
25 ago 2016 às 16:18
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O considerado mal do século - a depressão - vem atingindo cada vez mais pessoas, que nem sempre sabem qual o melhor jeito para pedir ajuda.

Nesse sentido, o Instagram registrou pelo menos 4 mil postagens com a hashtag #QueriaEstarMorta e cerca de 30 mil marcadas com #depressão. É difícil distinguir nesses posts quais tratam esses termos como brincadeira ou como um possível pedido de ajuda, mas que nem sempre é identificado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Preocupados com o problema, pesquisadores das Universidades norte-americanas de Harvard e Vermont desenvolveram um método que faz com que a rede social vire um instrumento de apoio aos usuários que enfrentam esses problemas emocionais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


Um algoritmo é capaz de identificar, através da foto compartilhada pelo usuário, se ele tem ou não a doença. Os fatores a serem analisados nas imagens são os de que as fotos que tem sua vivacidade diminuída através da aplicação de filtros azulados, escuros, acinzentados ou ainda preto e branco são mais propensas a serem postadas por pessoas que sofrem de depressão.

Publicidade


Além das cores, a menor quantidade de curtidas e a presença constante de selfies também são características identificadas pelo detector de depressão.


Através de testes, o algoritmo tido como uma inteligência artifical para estabelecer relação entre as postagens dos usuários e seu estado de saúde constatou com 70% de precisão se os indivíduos analisados tinham ou não depressão.


Não há sequer previsão de que o Instagram adote a tecnologia. Porém, se os estudos se aprofundarem e o banco de dados aumentar, talvez a rede social passe a fazer uso da ferramenta para ajudar seus usuários com problemas.

(Com informações da Super Interessante)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade