Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pode ser algo mais sério

Doenças silenciosas merecem sua atenção

Redação Bonde
19 ago 2016 às 17:14
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Existem vários sintomas que passam despercebidos ou são até mesmo ignorados, já que, de tão presentes que acabam se fazendo na nossa rotina, passam a ser acostumados pelo corpo e tratados com a famosa premissa do "não é nada".

Claro que não é para sair correndo para o pronto-socorro toda vez que uma tosse aparecer. Mas algumas doenças se manifestam através desses pequenos sintomas, ou até mesmo aquelas que ficam hospedadas no corpo por anos e só apresentam problemas graves tempos depois.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Conheça algumas dessas doenças e preste atenção nos sinais que seu corpo te dá!


- Depressão

A doença, que compromete os neurotransmissores do sistema nervoso, às vezes pode ser difícil de diagnosticar. Seus sintomas são coisas corriqueiras, porém, bem mais graves do que o normal, como cansaço extremo, sedentarismo e tristeza prolongada, desencadeando algumas vezes abuso na ingestão de álcool e alimentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais


Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), somente 30% dos casos são tratados de forma adequada, já que é a única parcela que recebe o diagnóstico devido. Afirma-se ainda que a cada 100 casos, 15 terminam em suicídio.

Publicidade


- Hepatite C

A hepatite pode alojar-se no corpo por mais de 20 anos sem apresentar qualquer sintoma. Porém, ela agride o fígado aos poucos, comprometendo as funções hepáticas, podendo resultar em doenças bem mais graves, como cirrose e até câncer.


- HIV/AIDS

Publicidade


A gravidade dessa doença e a sua facilidade de contágio é bem conhecida, apesar de que, como a hepatite, o vírus pode atacar o corpo somente após anos. Os sintomas iniciais da doença são bem semelhantes aos de uma gripe, apresentando febre e mal-estar. Na fase mais grave, há o comprometimento da imunidade e o aparecimento de doenças oportunistas.


- Diabetes Tipo 2

Publicidade


Esse é um distúrbio orgânico que também pode ser descoberto somente depois de anos, quando os sintomas mais graves aparecem. O que se sente de início nada mais é que boca seca, muita sede e idas frequentes ao banheiro.


- Hipertensão

Publicidade


Quando causada pelo aumento da pressão arterial, faz com que o indivíduo sinta dores de cabeça, tonturas e fraquezas, podendo indicar portanto doenças mais sérias, como enfarto ou AVC.


- Ovário Policístico

Publicidade


Esse desequilíbrio hormonal favorece o surgimento de pequenos cistos nos ovários por conta da falta de ovulação. Se apresenta de forma razavelmente reservada, através da irregularidade menstrual e do ganho de peso, por exemplo.

- Endometriose


Outro problema feminino, ocorre quando o endométrio (revestimento do útero) se aloja em outros locais que não seja o útero. Cólicas menstruais, dores pélvicas e dificuldade para engravidar são os alertas que a doença envia, mas que nem sempre são suficientes para diagnosticá-la.

- Hipo e Hipertireoidismo


Ambos os distúrbios interferem na produção de hormônios. No caso do hipotireoidismo, o nível de produção de hormônios pela glândula é baixo, e causa problemas muito variados, como aumento de peso, dores musculares, alterações de humor, lentidão do metabolismo, entre outros.

Já o hipertireoidismo surge quando a glândula tireoide passa a produzir hormônios em excesso, revertendo os sintomas em relação à outra modalidade da doença, como nervosismo, perda de peso e sudorese.

(Com informações do Blog Consulta do Bem)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade