Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento

Dor de estômago pode indicar doenças graves

Redação Bonde com assessoria de imprensa
05 jun 2013 às 14:44
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Problemas gastrointestinais afetam 20% da população mundial, segundo a Organização Mundial de Gastroenterologia. No entanto, sintomas como azia, má digestão, dor de estômago, constipação e diarreia são, muitas vezes, negligenciados pelas pessoas. A lista de doenças relacionadas ao sistema digestivo é grande: gastrite, síndrome do intestino irritável, dispepsia funcional, apendicite, úlceras, pancreatite, distúrbios hepáticos, hemorróidas, doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Porém, a pergunta que fica é: como saber quando aquela sensação incômoda no estômago deve ser investigada?

O endoscopista, Alexandre de Sousa Carlos, explica: "Perda de peso significativa sem causa aparente, presença de anemia, sangramento nas fezes, dor abdominal que não melhora com analgésicos comuns, icterícia (cor amarelada dos olhos), dificuldade de engolir e vômitos incoercíveis podem sinalizar doenças mais graves", enumera. Ele ressalta que dores de estômago podem indicar muitos distúrbios, como dispepsia funcional, doença do refluxo gastroesofágico, úlcera gastroduodenal, câncer de estômago, cálculo da vesícula, pancreatite e até doenças cardiovasculares como o infarto do miocárdio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


"O que leva a pensar em doenças mais graves é o alívio apenas parcial do quadro álgico (com dor) e associação com os sintomas de alerta. Assim, são necessários exames complementares para se afastar outras causas orgânicas", diz o especialista. Segundo ele, alimentos "açucarados", frituras, álcool e os xenobióticos, tais como conservantes, corantes para alimentos e pesticidas são prejudiciais ao aparelho digestivo e devem ser consumidos com muita cautela. "Uma dieta equilibrada e saudável é o ideal. Tudo em excesso torna-se prejudicial", explica o médico. Além da alimentação, fatores ambientais, genéticos e emocionais também podem desencadear problemas digestivos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada

No caso das mulheres, as estatísticas são robustas: no ano passado um estudo feito pela Federação Brasileira de Gastroenterologia revelou que 67% das mulheres sofrem de distúrbios desse tipo. Constipações intestinais, por exemplo, atingem 26% delas. A prisão de ventre – como é conhecida - pode ser combatida com a adoção de alguns hábitos, segundo o especialista: ingestão diária e adequada de líquidos, dieta rica em fibras, prática de atividades físicas e controle da ansiedade e estresse. No entanto, o mais importante é ficar de olho nos sintomas e correr para o médico, ele sim vai saber orientar se a dor de estômago necessita ou não de investigações mais detalhadas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade