Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Desagradável

Enjoo e vômitos ao andar de carro tem explicação

Redação Bonde
22 ago 2016 às 15:47
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

É muito comum encontrar quem já tenha relatado pelo menos um episódio na vida em que andar de carro não foi a melhor experiência de todas. Isso porque o corpo não respondeu bem ao passeio sentindo náuseas ou até chegando a vomitar.

Se isso também acontece com você, saiba que não é sinal de nada grave, mas sim,são meros traços da nossa evolução.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O mal estar, conhecido internacionalmente como "car sickness", foi desvendado por um recente estudo que relacionou o ato de andar nesses veículos à uma resposta cerebral.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Quando o carro encontra-se em movimento, o cérebro recebe mensagens conflitantes. Essa confusão ocorre quando não há entendimento entre o fato do corpo se encontrar tecnicamente parado e o nosso olhar identificar o carro em movimento.

Publicidade


Quem é o responsável por resolver esse embate é uma estrutura cerebral que cuida da fisiologia do corpo conhecida como hipotálamo, que emite mensagens semelhantes às enviadas quando o organismo passa por um envenenamento.


Essas mensagens químicas chegam até uma região do bulbo cerebral capaz de promover contrações abdominais e do diafragma, fazendo surgir a náusea e consequentemente o vômito.

Publicidade


Essa é a razão pela qual o vômito ocorre frequentemente nesses momentos. Não há melhor maneira de eliminar qualquer toxina estranha ao organismo do que botando tudo para fora.



Mas por que o corpo reage dessa forma? Isso advém da nossa evolução. Os seres humanos passaram a se locomover através de veículos como carro, barco, ônibus e avião há pouco tempo em relação à nossa existência, o que não permitiu que os nossos sensores de equilíbrio se adaptassem.

Publicidade


Porém, não é com todos que isso ocorre. Ainda não há explicações claras sobre o motivo dessa seleção, mas há quem aposte que alguns são sujeitos de sorte, já que essão mais propensos à essa adaptação e não sofrem com esse mal.


Vale destacar que o motorista nunca enjoa porque ele tem domínio do movimento que o carro está executando, fazendo com que seu corpo entenda essa relação de movimento, deixando o cérebro livre das mensagens de envenenamento.

(Com informações do Diário de Biologia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade