Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Neurocirurgia

Esclarecimentos sobre cirurgias para o tratamento da dor crônica

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
06 jun 2017 às 15:23
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A dor é um sinal vital que nos avisa de que algo no organismo não está bem, nos dando condição de procurar por ajuda profissional. Caracterizada por uma experiência sensitiva e emocional desagradável, quando se torna crônica, compromete a qualidade de vida do indivíduo, com interferências no campo social e laborativo, muitas vezes de forma irreversível, pela perda de relacionamentos e empregos. Dentre as doenças que mais são incapacitantes nos aspectos da dor, encontram-se as reumatológicas, neuropáticas e de coluna.

Tendo como base de tratamento uma atuação multiprofissional, envolvendo medicamentos e terapias físicas e mentais, nem sempre estes surtem o efeito desejado. Para esses casos, como explica o neurocirurgião especialista em dor pela Unifesp, Claudio Fernandes Corrêa, a neurocirurgia funcional pode ser uma alternativa capaz de conter ou até cessar o quadro de dor, contribuindo para o resgate da qualidade de vida do paciente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas, afinal, o que é a neurocirurgia funcional? Como ela pode ser aliada no tratamento da dor?

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Primeiro passo, diferenciar a atuação da neurologia da neurocirurgia. Apesar de ambas as especialidade estarem ligadas ao tratamento das doenças do sistema nervoso central, o profissional da neurologia atua na condução clínica do paciente, enquanto que o neurocirurgião tem seu foco de tratamento nos procedimentos operatórios. Os profissionais podem atuar de forma conjunta no tratamento de um mesmo paciente, antes e/ou depois do procedimento cirúrgico.

Publicidade


Identificando a neurocirurgia funcional. A neurocirurgia funcional, como o próprio nome remete, tem o objetivo de reintegração das funções do paciente para a sua inserção nas atividades sociais e laborativas, da melhor forma possível. Desta forma, ela atua devolvendo a capacidade de locomoção, movimento e diversos outros aspectos da funcionalidade do indivíduo.


Do que consistem as cirurgias para o tratamento da dor?. Consistem de intervenções ablativas não reversíveis, com lesões de estruturas para a cessão da via transmissora da dor; técnicas neuromoduladoras minimamente invasivas, para implantes de bombas de infusão de drogas analgésicas ou ainda de implante de eletrodos ligados a geradores de corrente elétrica, para a modulação das vias geradoras de dor.


Percentual de resultados. Embora varie de acordo com a doença, perfil e intensidade da dor de cada paciente, os procedimentos cirúrgicos apresentam benefícios médios na ordem de 25 a 75% no quadro de dor, que podem ser melhorados com a continuidade dos demais tratamentos complementares.

O neurocirurgião salienta que as técnicas cirúrgicas deverão ser realizadas apenas após a ineficiência comprovada das demais terapias, seguindo os protocolos de indicação, com avaliação de custo-benefício para cada caso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade