Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fundamental

Especial UEL FM-Sesc Cadeião recebe psicóloga para debate sobre infância

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
14 out 2016 às 16:14
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A criança como protagonista: cuidado e poder. Este é o tema do sexto especial da série Modos de Vida e as Transformações do Presente que a Rádio UEL FM (107,9 MHz – www.uelfm.uel.br) realiza na próxima quarta, dia 19, às 20 horas, no Sesc Cadeião. A convidada é a psicóloga e psicanalista Eliana Louvison. O programa é gravado com a participação do público, que contribui com perguntas e questões, e depois é veiculado pela rádio e também fica disponível na internet.

"Faz pouco tempo que esse lugar por onde a família decide suas escolhas, faz seus projetos e sonha seus sonhos está girando em torno da criança", explica Eliana, que volta no tempo para lembrar do protagonismo do pai e do curto período da mãe como "rainha do lar".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a psicóloga, um protagonismo não se extingue totalmente. "Existem restos e traços do pai e da mãe, mas o mais explícito, o que impera hoje, é o da criança". Para ela, as atuais políticas públicas valorizam a infância e a criança hoje tem poder e responsabilidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


"Mas não tem capacidade de exercer nenhum desses atributos. O protagonismo dado a ela cria uma grande dificuldade porque não consegue sustentá-lo. Não tem recurso psíquico para isso."

Ela explica que crianças muito pequenas fazem escolhas e respondem por elas. "Assisto crianças sofrendo a responsabilidade de uma escolha que elas nem imaginavam as consequências, já que a capacidade crítica para escolher só começa aos 12, 13 anos. Ao mesmo tempo que dão esse poder à criança, muitas vezes os pais retiram onde ela pode escolher: sobre seu corpo, tempo e território". Ela acredita que caberia aos pais conhecerem melhor como uma pessoa vai se construindo para dar competência, poder e responsabilidade passo a passo para a criança.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade