Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Suicídio

Evento discute prevenção e acolhimento em Londrina

Redação Bonde com assessoria de imprensa
15 set 2016 às 15:13
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina vai sediar mais uma Semana de Valorização da Vida (SVV). O evento, que é gratuito, terá especialistas discutindo suicídio em todas as idades, especialmente a sua prevenção. Serão ministradas seis palestras entre os dias 20 e 22 de setembro, no auditório do Senac, que fica na Rua Raposo Tavares, 894.

A SVV é promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em diversas cidades brasileiras, durante o Setembro Amarelo, mês de reflexões a respeito do suicídio. "Trata-se de uma causa de morte evitável e que está aumentando em nosso país. A prevenção é realizada através da psicoeducação coerente e bem direcionada, assim como do tratamento das causas que levam a este fim", explica a psiquiatra Amanda Minikowski, uma das palestrantes do evento local.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nos últimos 40 anos, as taxas de mortalidade por suicídio subiram cerca de 60%, alcançando um milhão de pessoas por ano. No Brasil, esta é a terceira causa de morte entre homens.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


O psicólogo e professor Fernando Zanluchi vai estar no primeiro dia da SVV e vai falar sobre a infância e a adolescência. Ele lembra que o transtorno depressivo é a principal causa de incapacidade de realização de tarefas diárias entre jovens de 10 a 19 anos.

Publicidade


Praticamente todas as mortes por suicídio são em consequência de depressão ou de algum transtorno mental. "Embora não haja dados estatísticos, estima-se que a incidência do distúrbio atinja cerca de 8 milhões de jovens", afirma. De acordo com Zanluchi, alguns casos têm a ver com a esfera da identificação sexual, própria da puberdade.


Crianças também podem sentir-se deprimidas, mas dificilmente conseguem expressar isso e nominar suas emoções. Dependem do adulto para dar o significado àquilo que se chama tristeza, ansiedade e angústia. "Crianças tendem a somatizar o sofrimento e queixarem-se de problemas físicos, porque é mais fácil explicar males concretos, orgânicos, do que um de caráter emocional", comenta o psicólogo.

Publicidade


Em geral, são muitas as origens da depressão em crianças. Luto, separação dos pais, dificuldade de adaptação a situações novas, mudança de escola ou de domicílio, entre outros. Isso pode gerar estresse, desgastar até evoluir a um quadro depressivo.


Mais conteúdo

Publicidade


Também irão palestrar na SVV, o enfermeiro do Núcleo de Educação em Urgência do Samu Londrina, Cleiton José Santana, e o geriatra Marcos Cabrera, referência em qualidade de vida na terceira idade.


Voluntários do CVV vão apresentar a entidade, explicar como o trabalho funciona e em que consiste o serviço de apoio emocional, reconhecido mundialmente nos mais de 50 anos de existência da entidade.

As inscrições para participar da Semana de Valorização da Vida de Londrina são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (43) 3356-4111. As vagas são limitadas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade