Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Não fique parado

Exercício físico no inverno pode ajudar a evitar tensões e rigidez muscular

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 jun 2017 às 16:43
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você já deve ter se pegado trabalhando com os ombros tensionados numa tarde de frio; ou então encolhido vendo televisão ou tomando uma xícara de café. Esses comportamentos são muito comuns no inverno, quando o frio faz com que o corpo fique mais rígido em resposta às baixas temperaturas. Essa rigidez muscular favorece e acentua as dores corporais e aumenta o risco de lesões. Sendo assim, apesar da vontade de correr para o edredom o certo é se mexer.

Lillian Moura, instrutora de pilates, conta que o exercício é a melhor solução. "Durante um treino ocorre a irrigação dos tecidos, o que pode mudar este cenário. Por isso a importância do exercício, que garante a mobilidade do corpo", comenta ela.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ela ainda comenta que a atividade física é importante também para o sistema imunológico do corpo, responsável pela defesa do corpo. "Se estivermos ativos e com uma alimentação balanceada, a chance das gripes e resfriados acontecerem diminui consideravelmente", explica Lillian.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


Outro ponto muito importante e que muitas vezes fica esquecido é o alongamento. "O alongamento dos músculos atua na distensão em níveis seguros das fibras musculares. Ou seja, vai evitar lesões e até fraturas", conta a instrutora.

Publicidade


Conhecido por ser um dos exercícios mais completos, o pilates é uma ótima indicação para exercitar corpo e mente. Segundo Lillian, o pilates trabalha baseado em respirações e conhecimento corporal, além de alongamento e força. "É a combinação perfeita para o sucesso de um exercício".


Veja algumas dicas de alongamentos da instrutora de pilates para não tensionar com a chegada com o frio:

Publicidade


Em seu trabalho ou em casa, sentando (a) em uma cadeira, com o quadril bem ao fundo no encosto para as costas, alinhe a coluna, apoie a mão com a palma virada para baixo, por baixo do seu bumbum e puxe a sua cabeça com a mão oposta. Tracione a cabeça em direção ao ombro alongando o seu pescoço. Segure fazendo 10 respirações profundas. Inspire e solte o ar lentamente contraindo bem o seu abdômen, puxando para dentro e para o alto do tórax. Faça o mesmo com o outro lado.


2 - Ainda sentado, afaste as suas pernas na largura do quadril, com os joelhos flexionados em 90°. Apoie firme os pés no chão e sinta toda a planta dos pés tocando o solo, fazendo uma leve pressão. Solte o tronco à frente, e relaxe a sua coluna, soltando os braços em direção dos pés. Deixe a coluna e os braços pesarem em direção ao chão, relaxe bem o seu pescoço e os ombros, tirando toda tensão. Faça mais dez respirações profundas, fazendo a contração do abdômen, sempre que soltar o ar, puxe o umbigo em direção à coluna, para dentro e para cima, tirando todo o ar dos pulmões. Iinspire profundamente e repita essa respiração profundamente, percebendo que a cada ciclo a sua coluna, ombro e pescoço ficam mais relaxados, mantendo a tensão dos pés contra o chão. Quando terminar, desenrole a coluna lentamente, levantando o seu tronco a partir da primeira vértebra lombar e puxe vértebra por vértebra até voltar à posição inicial, sentado.

3 - Apoie as mãos sobre os joelhos, fazendo uma alavanca, com os braços bem esticados empurrando as costas para trás. Imagine um fio preso ao teto e ao topo central de sua cabeça, imagine que a cada respiração a sua coluna é estendida em direção ao teto, firmando o seu sacro na direção do chão e a cabeça sendo tracionada para o teto. Faça novamente mais dez respirações, pesando os ombros para baixo e a cabeça para o teto. Sinta o seu corpo mais leve e sem as tensões iniciais. Coloque as mãos nos ombros opostos e se dê um abraço bemmmmm apertado... provavelmente escutará alguns estalinhos. A sua coluna estará pronta para continuar ​as suas funções do dia sem aquela sensação de rigidez inicial


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade