Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Sinal

Formigamento dos pés pode ser mais grave que se imagina

Redação Bonde
31 dez 1969 às 21:33
O aumento das taxas de açúcar no sangue e a queda da insulina provocam modificações e até obstrução nos vasos que alimentam os nervos. - Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Sintomas como formigamento, dormência ou mesmo uma sensação estranha nos pés ao caminhar podem parecer apenas falhas momentâneas da circulação sangüínea. Mesmo assim, as pessoas, principalmente as diabéticas, devem dar mais importância a tais sinais, que podem indicar a chegada da dor neuropática periférica diabética (DNPD).

A doença é causada por vários fatores. O aumento das taxas de açúcar no sangue e a queda da insulina (hormônio produzido no pâncreas, responsável pela quebra da glicose no organismo) provocam modificações e até obstrução nos vasos que alimentam os nervos. Além disso, são observadas alterações que interferem na função e sobrevida dos nervos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Geralmente, a doença atinge as extremidades das duas pernas. Os pacientes podem sentir agulhadas, sofrer mudanças nos nervos sensitivos e motores, além da dormência e formigamento constantes. Num estágio mais avançado, a doença causa dores exacerbadas com a ausência de alguns estímulos, garantem especialistas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Para que as conseqüências da DNPD não atinjam tal nível de gravidade, é necessário dar atenção aos primeiros sintomas e procurar um neurologista ainda no estágio inicial da doença.


Medicamento

Inicialmente utilizado no tratamento da depressão, a duloxetina é um medicamento moderno que age diretamente sobre dois neurotransmissores, a serotonina e a noradrenalina, e apresenta poucos efeitos colaterais. Devido ao aumento dos níveis destes neurotransmissores em determinadas regiões do sistema nervoso central, existe um maior equilíbrio emocional e mudanças na percepção e sensibilidade dos pacientes à dor, permitindo maior tolerância aos estímulos dolorosos, ou seja, alívio dos sintomas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade