Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Doença sorrateira

Mancha avermelhada na pele deve ser motivo de preocupação

Redação Bonde
23 ago 2016 às 15:03
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Existem alguns pequenos problemas que aparecem no corpo que não nos incomodam ou alarmam, mas não custa nada ficar atento a alguns sinais que possam vir a surgir.

Manchas vermelhas na pele, por exemplo, podem ser indício de uma doença bacteriana chamada de Doença de Lyme. Também conhecida como borreliose de Lyme, a bactéria Borrelia burgdorferi é transmitida através da picada do carrapato-estrela, cientificamente conhecido como Amblyoma cajennense.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O primeiro sinal da mancha vermelha é uma erupção que tem início a partir da picada do inseto. Ao longo dos dias, ou até mesmo semanas, o machucado se estende em uma forma circular, podendo variar de tamanho, sendo desde o formato de uma moeda até toda a parte traseira do indivíduo infectado. As feridas são espalhadas pelo corpo conforme há o avanço da infecção e as marcas se assemelham muito ao desenho de um alvo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres

Imagem de destaque
ORIENTAÇÕES DE CARDIOLOGISTA

Cardiopatia em crianças e adolescentes? Médica alerta para os sinais

Imagem de destaque
Noroeste do PR

Mandaguari inicia distribuição de medicamentos à base de canabidiol

Imagem de destaque
Veja os cuidados necessários

Onda de calor: atenção com a saúde das crianças deve ser redobrada


A Doença de Lyme merece a sua atenção porque suas complicações podem ser graves, uma vez que os primeiros sintomas se apresentam como os de uma gripe forte, dificultando o possível diagnóstico.

Publicidade


Em estágios avançados, a infecção afeta os sistemas musculoesquelético, artrítico, neurológico, psiquiátrico e cardíaco, podendo ainda atingir o sistema nervoso.


Divulgação
Divulgação


A essa altura da doença, os sintomas serão rigidez na nuca, dor de cabeça grave, paralisia temporária dos músculos faciais (paralisia de Bell), dormência, dor ou fraqueza nos membros além da identificação de problemas motores.

Publicidade


As gestantes que forem picadas pelo pequeno animal devem procurar ajuda médica de imediato, já que o feto pode ser infectado através da placenta e assim, passar a correr risco de vida.


O tratamento é feito através de antibióticos orais ou intravenosos em doses indicadas pelo médico conforme o estágio da doença.

A cantora Avril Lavigne, após passar um tempo afastada dos holofotes, relatou as complicações que teve ao contrair a doença em 2015, a qual fez com que ela pensasse que estava morrendo. "Eu não tinha ideia de que uma mordida de carrapato poderia fazer isso", desabafou a artista em entrevista à revista People. Atualmente, Avril está 80% recuperada e está voltando a trabalhar. (Com informações do site Diário de Biologia e Conta Mais)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade