Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
1% das mulheres

Menopausa precoce pode atingir mulheres a partir dos 25 anos

Érika Gonçalves - Grupo Folha
24 out 2016 às 08:41
- Fabio Alcover/Equipe Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Aos 26 anos, recém-casada, a profissional autônoma Sílvia (nome fictício) parou de tomar a pílula anticoncepcional para tentar engravidar. Depois de alguns meses de tentativa buscou auxílio médico. Feitos os exames de praxe, constatou-se estar tudo certo. Mais seis meses sem sucesso e com a menstruação irregular, ela buscou a orientação de um especialista em reprodução humana e foi então que veio o choque. Ela havia entrado na menopausa e o sonho de ser mãe ficou um pouco mais difícil.

"Outra mulher na minha família também teve menopausa precoce, mas não imaginava que poderia acontecer tão cedo comigo. Foi uma notícia horrível. Como eu tomava o anticoncepcional, meu ciclo era regulado e por isso também não sei dizer ao certo quando aconteceu. Fiz exames para saber se ainda teria algum óvulo para usar na reprodução assistida, mas infelizmente já não era possível", lamenta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sem óvulos próprios, a saída foi tentar a fertilização in vitro (FIV) com óvulos de uma doadora anônima. Sílvia fez duas tentativas sem resultado e por motivos pessoais, desistiu. Hoje, aos 48 anos, não pensa mais em ser mãe. "É todo um processo: preparar o útero, tomar hormônios, fazer o procedimento e por fim fazer o teste de gravidez. Acabei não indo mais atrás. Ser mãe é algo que envolve muitas coisas, cada mulher lida de um jeito com isso. Dessa forma procuro sempre avisar as mulheres da minha família o que aconteceu comigo, porque acho que é uma questão de humanidade. Na minha época, mesmo com um caso na família o médico não me disse que eu poderia congelar os óvulos. Como antigamente as mulheres tinham filhos muito cedo, pode ser que alguma outra parente tivesse o problema, mas acabamos nem sabendo", pontua.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Renato Koike, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução assistida explica que a menopausa precoce atinge cerca de 1% das mulheres. "A menopausa se dá entre 45 e 55 anos. Antes disso chamamos de menopausa precoce. Antes dos 30 anos é raro, o índice é de cerca de 0,1% das mulheres. Antes dos 35, de 0,25%, e antes dos 40, de 1%. O diagnóstico é sempre muito delicado e dar essa notícia exige muito tato do médico. É preciso ter muita certeza e cuidado ao dizer, afinal, é algo irreversível, com grande impacto emocional e que traz também muita ansiedade", aponta.


Segundo o médico, a menopausa é caracterizada pela falência ovariana. "Os ovários são responsáveis pela produção de hormônios e também de óvulos. Eles têm um tempo de função, que vai durar algumas décadas. Quando essa função acaba, ele deixa de produzir óvulos e então determinamos como sendo a menopausa, ou seja, a última menstruação", diz Koike.

Leia mais na edição desta segunda-feira da Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade