Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ouça mais

Música faz bem para a saúde

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
27 abr 2017 às 16:58
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A música tem diversas funções em nossa vida, desde o terapêutico ao social. Ao longo da vida, podemos associar momentos de bem-estar, de estresse, de medo ou de alívio a uma determinada trilha sonora.

Pensando nisso, o Hospital Israelita Albert Einstein resolveu oferecer playlists especiais para seus pacientes e clientes, em parceria com o site Spotify.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As seleções musicais buscam oferecer entretenimento e distração para as pessoas que utilizam os serviços do Einstein, bem como seus acompanhantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


A partir do momento que as pessoas se conectarem às listas, serão convidadas a avaliar a sua experiência ao entrar em contato com a música em momentos determinados, com isso, a perspectiva a longo prazo é conduzir estudos que estabeleçam quais aspectos e como a música atua na promoção de bem-estar.

Publicidade


De acordo com a pesquisadora do Instituto Israelita Albert Einstein, dra. Eliseth Leão, que coordenará os estudos, "a música acompanha a história da humanidade e, por mais que reconheçamos seu efeito terapêutico, não existe literatura científica suficiente no mundo sobre o assunto, pois existem situações clínicas que ainda carecem de investigação apropriada".


Para o dr. Pedro Lemos, do Serviço de Intervenção Cardiovascular do Einstein, que será um dos serviços contemplados com playlists "a música já é usada há algum tempo durante o cateterismo cardíaco e os médicos já verificam vantagens como um efeito benéfico imediato sobre o paciente, mas também sobre a equipe multiprofissional que atua no procedimento".

Publicidade


As playlists do Serviço de Hemodinâmica contaram com diversos curadores, entre eles o Maestro Walter Lourenção, que já regeu diversos grupos, entre eles a Orquestra Municipal de São Paulo e a OSESP.


Outro serviço que ganha novas playlists é o de Ressonância Magnética, que, apesar dos avanços tecnológicos, ainda é um exame relativamente demorado e com muito ruído (inerente ao aparelho). "Os pacientes vão poder escolher entre as diversas playlists oferecidas de acordo com a faixa etária e gosto musical e ouvir diretamente dos fones de ouvido do equipamento", segundo o coordenador do Serviço, dr. Ronaldo Hueb Baroni, que acredita que a música faz não só o tempo passar mais rápido, mas está incluída no grupo de ações de humanização que vêm sendo utilizadas com sucesso para reduzir a claustrofobia e aumentar o conforto durante o exame.

Publicidade


Já no Banco de Sangue, que recebe cerca de 50 doadores por dia, é muito importante oferecer para essas pessoas o conforto. São pessoas que doam uma parte de si pelo bem comum, para alguém que ele desconhece. O retorno que o doador tem é ser bem recebido e a música amplia o prazer da doação. Como assinala o gerente médico do Banco de Sangue do Einstein, dr. José Mauro Kutner, "ter um programa musical especialmente desenvolvido para nossos doadores fará com que tenham uma experiência ainda mais agradável no ato de doar sangue e plaquetas"


O cérebro trabalha diversas funções com a música e o próximo passo será aprofundar que tipo de experiência e quais mecanismos cerebrais são ativados de acordo com o som e as características da lista musical. "Ao conhecermos os benefícios possíveis e os efeitos da música sobre as pessoas, temos um arsenal enorme de estudos para trabalhar, que podem tornar não só a experiência hospitalar melhor, mas também os potenciais de bem-estar".

Publicidade


Ouça as 20 primeiras listas do Hospital Israelita Albert Einstein em https://open.spotify.com/user/hospital_albert_einstein.


· Sala de Espera

Publicidade


· Música na Veia


· Música é Vida

Publicidade


· Clássicos palpitantes


· Jazz Pulsante


· Rock Magnético


· Pop Magnético


· Anos Dourados Ressonantes


· Românticas Magnéticas


· Samba Ressonante


· MPB Magnético


· Clássicas Magnéticas


· Jazz Ressonante


· Galera Magnética (10 a 15 anos)


· Turma Magnética (6 a 10 anos)


· Criançada Magnética (2 a 5 anos)


· Rock Nacional Ressonante


· Anos 80 e 90 Ressonantes


· Sertanejo Magnético

· Superação Einstein – Dia Mundial de Combate ao Câncer


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade