Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Essencial para rotina

Péssimos hábitos que você têm antes de dormir, mas não sabe

Redação Bonde
11 ago 2016 às 15:50
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma boa noite de sono sempre foi fundamental para qualquer ser humano. Infelizmente, dormir bem não é uma unanimidade entre todos. A velocidade da nossa rotina, excesso de trabalho, nosso apego com smartphones, entre outros fatores são determinantes para o seu sono ter qualidade ou não.

E uma das maiores reclamações que se vê por aí é a noite maldormida. Mas o que ninguém repara é que cometemos vários erros que nos afeta pela noite.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O neurologista e especialista em medicina do sono Geraldo Rizzo é quem comenta o assunto. "É o que chamamos de má higiene do sono. Ninguém age propositalmente mal para não conseguir dormir, mas as atitudes do dia a dia têm consequências à noite".

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


Mas para melhorar a sua noite de sono, reunimos algumas dicas essenciais que você pode passar a seguir hoje mesmo. Veja!

- Bebidas alcoólicas antes de dormir

Publicidade


O álcool, quando já metabolizado pelo corpo, atrapalha a estabilidade do sono de quem bebeu. As moléculas de álcool fazem com que o indivíduo desperte várias vezes durante a noite, fragmentando o sono, que não consegue cumprir seus estágios fundamentais. Apesar de ter um efeito relaxante na maioria, álcool antes de dormir pode não ser tão boa ideia assim.

- TV, laptop, tablet, smartphone e outros aparatos tecnológicos na cama


Existe um hormônio responsável pela chegada do sono, a melatonina. A luz artificial emitida por esses aparelhos, além de ter efeito estimulante, inibe a produção desse hormônio, mantendo o corpo acordado por mais tempo do que o esperado. Esse acúmulo de cansaço proporciona uma péssima noite de sono.

- Cafeína à noite

Publicidade


O efeito estimulante que a cafeína tem sobre o corpo e o cérebro é um velho conhecido de todo mundo. Portanto, claro que a qualidade do sono não existirá. Vale evitar as seguintes bebidas a noite: café, chá, chimarrão, refrigerantes e chás mate, preto, verde e branco. Se você quer uma ajuda caseira pra dormir, aposte nos chás de camomila e capim cidreira.


- Agitação antes da cama

Publicidade


A prática de exercícios, apesar de contribuir para uma noite bem dormida, não é recomendada nas horas próximas do momento de ir para a cama. É importante estabelecer uma rotina de horários certos para dormir e levantar, para regularmos nosso relógio biológico e para que haja a sincronização das células do organismo. Atividades físicas ou mentais intensas devem ser evitadas para que não causem picos de adrenalina e roubem a disposição que você deveria ter pela manhã depois de acordar.

- Fumar à noite


Para quem ainda não se livrou desse péssimo hábito, pelo menos preserve a qualidade do seu sono. A nicotina é um elemento tão estimulante quanto a cafeína, devendo o último cigarro ser tragados ao menos 3 horas antes do horário de dormir.

(Com informações do site Diário de Biologia)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade