Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
No Calçadão londrinense

Prefeitura estende vacinação contra a gripe para toda a população no sábado

Redação Bonde com N.Com
09 jun 2017 às 16:52
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria Municipal de Saúde, em decisão inédita, decidiu oferecer à população em geral a oportunidade de se vacinar contra a gripe apenas neste sábado (10). A Campanha de Vacinação para os grupos prioritários, estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) se encerra nesta sexta-feira (9).

A decisão de ampliar o atendimento foi uma orientação do prefeito Marcelo Belinati, visando promover o bem estar da população e evitar que as vacinas que ainda restam não finquem em estoque. Segundo dados da Secretaria de Saúde, o Município imunizou até quinta-feira (8), 87% do público-alvo da vacinação, chegando próximo ao preconizado pelo MS, de 90%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a ação deste sábado, a Secretaria Municipal de Saúde irá montar dois pontos de vacinação no Calçadão Central, atendendo das 9h às 17h ou enquanto durar o estoque de vacinas existente em Londrina, estimado de 8 a 10 mil doses. Elas serão ministradas em qualquer pessoa interessada em receber a vacina.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


O atendimento se dará unicamente neste sábado (10), nos dois pontos destacados, não havendo atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). "A partir de segunda-feira (12), não adiantará o munícipe buscar as UBSs que não serão vacinados. A vacina será ministrada apenas neste sábado, enquanto houver estoque disponível", salientou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

Publicidade


As barracas vão funcionar em frente ao Banco do Brasil, próximo da Avenida São Paulo, e também na esquina com a Avenida Rio de Janeiro. Para receber a dose basta apresentar um documento pessoal com foto ou a carteira de vacinação. Segundo Machado, para produzir um balanço detalhado com dados sobre a Campanha de Vacinação,a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma reunião na segunda-feira (12).


Novos grupos
Com relação à nota técnica divulgada na tarde de quinta-feira (8), pela Secretaria da Saúde do Estado do Paraná (Sesa), que orienta os municípios a intensificarem as ações para garantir a cobertura da vacinação aos grupos prioritários e a estender a vacinação para outros grupos, o Município de Londrina seguirá as recomendações e orientações contidas na nota técnica e também oportunizará a vacinação à população que buscar as vacinas.

Publicidade


Todavia, segundo o secretário Felippe Machado, a estratégia para a vacinação destes grupos ainda será discutida em reunião que acontecerá na segunda-feira (12), na sede da Secretaria Municipal de Saúde.Segundo a nova orientação, poderão receber a vacina, cobradores e motoristas de transportes coletivos,moradores de rua, cuidadores de saúde como os de idosos, entre outros.


Sobre a vacina
A vacina utilizada na campanha nacional é trivalente, ou seja, protege contra os três tipos de vírus que mais causam complicações: H1N1, H3N2 e Brisbane. As doses foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, e produzidas pelo Instituto Butantan e InstitutoButantan/Sanofi Pasteur-França. A aplicação ocorre em dose única. Porém, em crianças com idade até oito anos, pode haver a necessidade de duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

A vacina contra influenza não pode ser aplicada em pessoas com histórico de alergia grave à proteína do ovo de galinha, ou qualquer componente da vacina. Caso haja necessidade, é permitida a aplicação simultânea com outras vacinas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade