Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Univ. Federal do Paraná

Projeto Sem Fronteiras oferece atividades corporais para adultos maduros e idosos

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 jun 2017 às 15:31
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Para os idosos participantes do Projeto Sem Fronteiras, não há espaço para o sedentarismo. Duas vezes por semana, eles praticam exercícios de alongamento, ginástica, musculação, atividades lúdicas e esportes adaptados às suas condições. No Centro de Educação Física e Desportos da UFPR, eles encontram um espaço para a socialização, a integração, o bem-estar e o condicionamento físico.

O projeto é coordenado pela Professora Rosecler Vendruscolo, do Departamento de Educação Física, desde 2000 e hoje possui aproximadamente 100 participantes. O objetivo principal é auxiliar os acadêmicos em sua formação profissional, proporcionando a prática da docência, além de criar laços e estabelecer uma relação entre os participantes do projeto. "Os alunos podem colaborar como bolsistas ou voluntários, e aprendem a planejar aulas, adquirindo conhecimento específico na área de exercícios com idosos e a experiência de estar à frente de uma turma", explica Rosecler.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O programa oferece créditos aos estudantes, que são diretamente integrados com disciplinas da graduação. Também são elaboradas pesquisas científicas a partir da metodologia aplicada e dos resultados obtidos, resultando em monografias de conclusão de curso e artigos sobre a modalidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Barbara F. Chaowiche, uma das alunas bolsistas, relata que além do aprendizado em sua carreira acadêmica e profissional, o projeto tem um objetivo social muito forte e importante para os idosos. "É uma troca de experiências mútua, uma aprendizagem muito rica".

Publicidade


Já o aluno Augusto Moreira Marques, voluntário do projeto desde 2015, conta que desde o início do curso já tinha interesse em trabalhar com idosos. "É possível notar a melhora no condicionamento físico deles. Muitos não conseguiam alcançar o chão no alongamento quando entraram e hoje já atingem esse objetivo".


Acompanhamos uma tarde em que foram realizados diversos exercícios: alongamento, aquecimento e o vôlei adaptado, nessa atividade, os idosos manuseiam a bola em duplas, com o auxílio de um tecido. Entre os participantes, estava Maria Elzira Sydor, de 83 anos, que frequenta o projeto há 12 anos. Ela conta que a prática das atividades contribui para o alívio de sua artrose e ainda possibilita o convívio social, que muitas vezes é perdido entre os idosos. "O projeto vale muito para nós, é um motivo para sair de casa e fazer amigos".


Os benefícios apontados por Maria Elzira são confirmados pela coordenadora do projeto. "O relacionamento entre os idosos é uma das prioridades, possibilitando um envolvimento em uma atividade com pessoas da mesma faixa etária e promovendo amizades que vão para além da universidade".

O Sem Fronteiras acontece todas as terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h, no Centro de Educação Física e Desportos (CED) da UFPR. Para quem tiver interesse em participar das atividades, é necessário realizar inscrição junto ao grupo responsável nos dias e horários das aulas, portando seus documentos e um atestado que comprove a aptidão física para a realização dos exercícios.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade