Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados na alimentação

Quais os riscos da obesidade durante a gestação?

Redação Bonde com Saúde em Pauta
02 mar 2012 às 14:54
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A fase de gestação é especial para os pais, época de planejamentos e ansiedade enquanto se espera a chegada do filho. Atualmente, um problema que vem preocupando muitas grávidas é o sobrepeso. Segundo estudos, 30% da população brasileira estão acima do peso ideal, e isto na gravidez pode prejudicar a saúde da mãe e da criança.

Neste período, as mães dificilmente conseguem manter uma alimentação balanceada. O apetite aumenta, mas é importante ter controle. "É difícil as mulheres manterem a linha durante a gestação. Verduras e leite desnatado são os principais itens de uma alimentação fracionada, fundamental à nutrição do bebê", alerta o Dr. Eduardo Souza, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Para quem está no peso certo, o recomendável é engordar de oito a doze quilos durante a gestação e quem está acima do peso, deve engordar de seis a sete quilos. Neste caso é necessário o acompanhamento de um nutricionista durante todo o período", aconselha o médico.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Com excesso de peso as gestantes ficam mais suscetíveis a desenvolver doenças cardíacas e da coluna. "Diabetes, pressão alta e distúrbios metabólicos, dificuldades de respiração e parto prematuro, são algumas consequências que podem afetar a saúde da mãe e do bebê", afirma. A gestante corre sérios riscos não só durante a gravidez como na hora do parto. "Na aplicação da anestesia e no pós-operatório a recuperação é mais lenta", completa.

A obesidade na gravidez também está associada ao maior índice de mortalidade dos recém-nascidos e o bebê fica mais sujeito a malformações fetais e de problemas no tubo neural. Para uma gravidez mais saudável e segura, o Dr. Eduardo Souza aconselha ainda a prática de exercícios físicos, caminhadas e hidroginástica.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade