Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Conhece alguém assim?

Reclamações em excesso podem comprometer a sua saúde

Redação Bonde
19 set 2016 às 15:09
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nosso cotidiano, hoje em dia tão atarefado e com o tempo ficando cada vez mais curto, não é surpresa flagrar alguém ou a nós mesmos reclamando e distribuindo negatividade por aí, mesmo que não seja essa a intenção. Além disso, na maioria das vezes, essas reivindicações não tem sequer fundamento.

Mas para quem tem a reclamação como hábito, é melhor rever esses conceitos. Um estudo feito pelo cientista e filósofo Steve Parton revelou que reclamar demais tem efeitos nocivos ao nosso organismo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Esss danos ocorrem porque as informações contidas no cérebro vão de um neurônio para outro através de processos chamados de sinapses, todos separados por um intervalo conhecido como fenda sináptica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Ansiedade e estresse

Consumir conteúdos com velocidade aumentada pode impactar na saúde mental; entenda

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina


Nesse sentido, um pensamento promove um impulso elétrico para que haja ponte de sinal entre as sinapses. Logo, quanto mais repetidos esses pensamentos, mais vezes esse procedimento se repetirá em sua mente.

Publicidade


"Toda vez que essa carga elétrica é acionada, as sinapses ficam mais juntas, diminuindo a distância que a carga elétrica tem que atravessar (...) Pela repetição do pensamento, você aproxima cada vez mais as sinapses que representam essas inclinações negativas e, quando surgir o momento oportuno, o pensamento que surgirá primeiro será o que tem a menor distância para percorrer, o que irá criar uma ponte entre sinapses mais rápido", detalhou o cientista.


Como se esse fluxo de pensamentos negativos já não desencadeassem efeitos prejudiciais o bastante à saúde mental, a raiva e a frustração causadas pela reclamação libera cortisol - o hormônio do estresse - na corrente sanguínea.

Publicidade


O aumento dos níveis desse hormônio no organismo é um dos responsáveis pelo aumento da pressão arterial e do colesterol, além de causar problemas de memória e cognição, contribuindo ainda para maior risco de incidência de diabetes, doenças cardíacas e obesidade.


Vale lembrar que a reclamação passiva - aquela pessoa que não sabe fazer outra coisa ao seu lado - é tão negativa como se ela fosse sua. O sentimento de empatia faz com que sinapses semelhantes ao do reclamão crônico aconteçam dentro da sua cabeça, mesmo que de forma inconsciente.

(Com informações de Minha Vida)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade