Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prevenção

Setembro dourado alerta sobre o diagnóstico precoce câncer infantil

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
05 set 2017 às 13:54
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O setembro dourado é a campanha nacional de conscientização sobre o câncer infantojuvenil promovida pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC). A doença é a segunda maior causa de morte de crianças e adolescentes no país, atrás apenas de acidentes e violência.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), todos os anos 12 mil crianças e jovens são diagnosticados com câncer no Brasil, dos quais 70% dos pacientes possuem chance de cura se diagnosticados precocemente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para Teresa Fonseca, oncologista e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope), é preciso evoluir o diagnóstico precoce para que haja maiores chances de cura. "O Brasil possui uma taxa de cura em torno de 50% dos casos, distante de países como Estados Unidos, cuja a taxa de cura é de 80%", diz a especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
20 atendimentos por dia

Clínica de Fisioterapia busca pacientes com lesões neurológicas e gestantes para atendimento gratuito em Londrina

Imagem de destaque
Visibilidade e direitos

Paraná promove mutirão para emissão da Carteirinha do Autista

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Saiba como tratar

Incontinência urinária é mais comum em mulheres


Ela destaca ainda que no Brasil há dificuldade no acesso desde o atendimento básico até o tratamento especializado do câncer. "Somos um país de dimensão continental, então vemos muita discrepância no acesso à saúde e não existem condições de atendimento adequadas em todos os lugares", completa.


Para o tratamendo do câncer infantojuvenil é necessário atenção às necessidades biopsicossociais do paciente. "Para isto é importante empenho de diversos setores, para que trabalhem juntos em prol de uma causa" finaliza Teresa.

Na campanha Setembro Dourado, iniciativa da CONIACC, o amarelo tem função de demonstrar um sinal de alerta para a necessidade de atitudes que levem ao diagnóstico precoce. Já a cor dourada simboliza o "padrão ouro" que necessitam os pacientes de câncer infantojuvenil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade