Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Brasil

Dezembro Vermelho vai ampliar ações de conscientização ao HIV

Juliana Gonçalves/Grupo Folha
29 nov 2017 às 18:02
- Agência Senado/Jonas Pereira
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O dia 1º de dezembro foi escolhido para marcar o Dia Mundial de Combate ao HIV/Aids em 1987, durante a Assembleia Mundial da Saúde. Desde então, nesse dia, são realizadas ações em diversos países, visando a conscientização da população. A partir deste ano, a campanha ganha um reforço no Brasil: todo o mês de dezembro, e não apenas o dia 1º, será dedicado ao tema.

A lei que instituiu o Dezembro Vermelho foi sancionada há menos de um mês e prevê um conjunto de atividades e mobilizações relacionadas ao enfrentamento do HIV e às demais infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A campanha terá foco na prevenção, na assistência, na proteção e na promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com o vírus.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dentre as ações previstas, que serão realizadas em parcerias entre o poder público, a sociedade civil e os organismos internacionais, estão a iluminação de prédios públicos com luzes vermelhas, a veiculação de campanhas na mídia e a promoção de palestras e atividades educativas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Afirmam pesquisas

Soropositivos indetectáveis não transmitem HIV a parceiros sexuais, afirmam pesquisas

Imagem de destaque
Indetectável = Intransmissível

Pesquisas monitoraram dezenas de milhares de atos sexuais desprotegidos

Imagem de destaque
Opiniões

Médicos brasileiros divergem sobre intransmissibilidade do HIV

Imagem de destaque
Entrevista exclusiva

Conheça Bruce Richman, idealizador da campanha I = I no mundo


Londrina
A Secretaria de Saúde de Londrina também promove ações para marcar este 1º de dezembro. Servidores estarão no Calçadão fazendo panfletagem e orientando a população. "As orientações serão principalmente sobre a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) sexual. As pessoas se esquecem que, em até 72 horas após a exposição [ao HIV], é possível iniciar a terapia combinada e evitar a transmissão do vírus", contou o médico infectologista do Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CID) Fábio Guedes Crespo.

Publicidade


Além da PEP, as orientações incluirão assuntos correlatos, como a oferta da vacina contra hepatite, que agora é aberta a todos, e da vacina contra o HPV para a população de 9 a 26 anos, de acordo com o médico.


Outra ação que vai marcar a data é a capacitação de funcionários da rede municipal de saúde para testagem e aconselhamento de pessoas com HIV. "Essa capacitação já vem sendo feita, mas a ideia é sempre ampliar a malha de funcionários capacitados para que as pessoas possam fazer o teste rápido em qualquer Unidade Básica de Saúde [UBS], de forma descentralizada", explicou o especialista.


Teste
Qualquer pessoa pode fazer, gratuita e anonimamente, o teste rápido para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C no município. O resultado sai entre 15 e 30 minutos. "O prazo para o resultado vai depender se o teste inclui hepatite ou se é só para HIV", justificou o especialista. Além dos exames, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação dos resultados pelo paciente. As unidades de saúde também distribuem gratuitamente preservativos femininos e masculinos.

Gustavo Carneiro/Grupo Folha
Gustavo Carneiro/Grupo Folha - Segundo o médico Fábio Guedes Crespo, ações em Londrina vão falar da PEP
Segundo o médico Fábio Guedes Crespo, ações em Londrina vão falar da PEP


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade