Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Doença infecciosa

Brasil se destaca nos índices contra a tuberculose

Ministério da Saúde
22 nov 2017 às 16:27
- Divulgação/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A tuberculose é uma doença infecciosa que afeta prioritariamente os pulmões e pode ser transmitida se o paciente não entrar em tratamento ou não realizá-lo de forma adequada. O principal sintoma da doença é a tosse persistente por mais de três semanas, com ou sem catarro. Qualquer pessoa com esse quadro deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, atualmente, existam nove milhões de casos novos da doença no mundo.

O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro disponibiliza gratuitamente o tratamento contra a tuberculose. O paciente deve permanecer por, no mínimo, seis meses utilizando os medicamentos. A doença é curável em praticamente 100% dos novos casos, desde que a pessoa seja sensível aos medicamentos antituberculose e que sejam obedecidos os princípios básicos da terapia medicamentosa, que associa a medicação adequada com doses corretas e seu uso por tempo suficiente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Logo nas primeiras semanas de tratamento, o paciente se sente melhor, mas é fundamental continuar seguindo as indicações médicas mesmo após a melhora dos sintomas, até que se complete todo o tempo previsto para estar curado. O percentual de cura no tratamento da tuberculose no Brasil é de 72,5%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


O funcionário público Carlos Alberto Duarte, de 54 anos, foi diagnosticado com tuberculose pela primeira vez em 1992 e novamente em 2012, quando realizou o tratamento durante o período de seis meses. "O tratamento, nas duas vezes, não posso dizer tenha sido tranquilo, porque não é tranquilo tomar uma medicação assim durante tanto tempo. Mas foi tudo bem. Foi difícil, claro, mas a gente tem que fazer o tratamento, se adequar a ele, para de fato melhorar. E tem que ser persistente, porque a gente se sente bem logo em seguida, os sintomas passam muito rápido e a gente tem a sensação de que está tudo bem, mas é importante continuar, porque não está tudo bem", conta.

Pacientes com suspeita de tuberculose já contam com o teste rápido, que detecta a presença do bacilo causador da doença em duas horas e identifica se há resistência ao antibiótico rifampicina, usado no tratamento. O recurso está disponível em 94 municípios, englobando todos os estados e o Distrito Federal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade