Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Casos e mortes por covid-19 seguem em queda nas Américas, diz Opas

Redação Bonde com Agência Brasil
22 abr 2022 às 10:19
- Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) divulgou nota nesta quinta-feira (21) em que destaca que, em termos gerais, o número de mortes e de casos do novo coronavírus segue em queda no continente americano. De acordo com a Opas, mais de dois terços dos latino-americanos e caribenhos já foram imunizados com duas doses contra Covid-19, e muitos países da região têm algumas das taxas de cobertura mais altas do mundo.


Segundo a Opas, 14 países da região já atingiram a meta da OMS (Organização Mundial da Saúde) de vacinar totalmente 70% das populações.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No primeiro trimestre de 2022, a Nicarágua elevou a cobertura em 18%. Peru e Colômbia aumentou a imunização em 12%, enquanto Bolívia e Venezuela subiu a cobertura vacinal em quase 10%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Com 102 mortes

Chikungunya tem maior letalidade que a dengue no Brasil

Imagem de destaque
Descobertas de anticorpos

Após morte do pai por Covid, cientista brasileira em Harvard busca novos antivirais

Imagem de destaque
Ampliação do acesso

Rio Grande do Sul vai receber 105 mil doses adicionais de vacinas até segunda

Imagem de destaque
Até agosto

Anvisa libera venda excepcional de álcool 70% líquido devido às enchentes no Rio Grande do Sul


A Opas, entranto, aponta ainda que, na última semana, a doença avançou no Canadá, que somou 11,2% a mais de casos e 20% de alta nas hospitalizações.

Publicidade


Conforme a entidade, “a alta na América do Norte é causada pela subvariante da Ômicron, o tipo BA.2”. Pela avaliação da diretora da Opas, Carissa Etienne, à medida que as fronteiras foram reabertas e o turismo está em retomada, os casos também subiram em alguns outros países e territórios do Caribe, como São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, Barbados e São Martinho.


Etienne pontua que a redução das taxas de mortalidade e novas infecções “são a prova de que as vacinas estão funcionando bem” para proteger as pessoas das internações e mortes causadas pela infecção. Ao reafirmar a segurança e eficácia das vacinas contra covid-19, ela disse ser necessário ampliar “ainda mais” a cobertura nas Américas.


A diretora da Opas, no entanto, acrescentou que, em algumas áreas do Caribe, a imunização diminuiu ou estagnou. “Menos de 30% da população obteve a primeira dose no Haiti, Jamaica, São Vicente e Granadinas e Santa Lúcia”, comentou.


“E em toda a América Latina, Guatemala, Guiana e Paraguai ainda não atingiram metade de suas populações”, finalizou.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade