Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vacinação

Clínica do Dr. Baldy é referência em imunização

Redação
29 nov 2017 às 17:59
- Marcos Zanutto/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Foi em 1973 que os brasileiros passaram a ter acesso a programas de imunização. Parece até coincidência, pois nesse mesmo ano foi inaugurada a primeira Clínica de Imunizações de Londrina, primeira também no Estado do Paraná e terceira do país, sob o comando do Dr. José Luís da Silveira Baldy, especialista em Infectologia, Imunologia e Vacinologia.

A Clínica de Imunizações de Londrina, recentemente, passou a ter o nome oficial de Clínica de Imunizações Dr. Baldy, pela credibilidade que a clínica e o Dr. Baldy, seu diretor, conquistaram ao longo de décadas de trabalho com vacinas, tornando-se referência em todo o território nacional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Naquela época, o Dr. Baldy e seu sócio, o saudoso Dr. Bruno Piancastelli Filho, escolheram a rua Souza Naves, onde se encontra até hoje – local que acabou virando um verdadeiro setor de atendimento à saúde na cidade. "Essa casa, até hoje ocupada pela clínica, sofreu ampliações, amplas e sucessivas reformas e adaptações", conta Baldy. Com os 44 anos à frente da Clínica de Imunizações Dr. Baldy, a experiência acumulada e o conceito obtido com a dedicação e a atenção aos clientes, o Dr. José Luís da Silveira Baldy e sua equipe passaram a ocupar a posição de referência nessa importante área da medicina: a prevenção.

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja alguns casos

Pênis falso, xixi do filho: malabarismos de atletas pra fugir de antidoping

Imagem de destaque
Saiba quais

Vacinação contra a dengue vai ser ampliada para mais 17 municípios da região de Apucarana

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Previne HIV

Falta de informação, estigma e acesso desigual limitam alcance da Prep


"Abrimos aqui a terceira clínica privada de imunizações do Brasil. Nessa época havia apenas uma clínica desse tipo no Rio de Janeiro e outra em São Paulo, a CEDIPI, idealizada pelo Prof. Dr. Vicente Amato Neto, médico e pesquisador, nosso mestre, pioneiro das imunizações em nosso País", lembra Baldy. E acrescenta: "Era uma fase em que as vacinas humanas se tornavam mais numerosas, mais purificadas, com maior eficácia e qualidade. Na década de 1960 e no começo dos anos 70, com o grande progresso das imunizações, tornara-se viável a criação de clínicas particulares de vacinação".

Publicidade


Com o decorrer dos anos, a Clínica Dr. Baldy aperfeiçoou os serviços, dando ênfase à conservação das vacinas, ao rigor no seu transporte e armazenamento (em refrigeradores específicos), ao treinamento dos profissionais e priorizando a qualidade de atendimento. "Os equipamentos de conservação possuem gerador de energia no caso de quedas de temperatura, as vacinas permanecem em perfeito estado".


Qualidade no atendimento foi outro aspecto que transformou a Clínica comandada pelo Dr. Baldy em referência em imunizações. A equipe de enfermagem conta com a supervisão da enfermeira Naiara Baldy El Rafihi, filha do diretor e fundador. "A atualização da equipe de enfermagem na área de imunizações oferece um atendimento de qualidade para a população. Nossos pacientes são sempre informados sobre o Calendário de vacinação referente à sua faixa etária. Contamos com vacinação domiciliar para pessoas que não podem, por algum motivo, comparecer à clínica. Esses detalhes conferem aos clientes mais tranquilidade e segurança", lembra Naiara.

Publicidade


Vacinas


Estão aprovadas no Brasil mais de 20 vacinas para uso, utilizadas na rotina dos esquemas de imunização e durante as eventuais campanhas de vacinação implantadas pelo Ministério da Saúde. Nos calendários de vacinação encontram-se as vacinas e os esquemas em que devem ser aplicadas rotineiramente: calendários do Programa Nacional de Imunizações (PNI), da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Publicidade


Nos primórdios das imunizações, as vacinas eram indicadas quase que exclusivamente às crianças. Sempre houve vacinas que os adultos também deviam receber. No entanto, só nos últimos 30 anos foram oficializadas as indicações de vacinas a adultos, inicialmente às pessoas idosas, às quais passaram a ser prescritas algumas vacinas, em particular a vacina anual contra a gripe e a vacina contra a pneumonia pneumocócica. "Um exemplo da coqueluche ou tosse comprida. Os adultos são transmissores dos bacilos e precisam receber a vacina para evitar a propagação da doença", rememoriza Dr. Baldy.


O especialista lembra ainda sobre meningites bacterianas dos tipos A, B, C, W e Y, para as quais já existem vacinas. "Entre 1972 e 1973, houve uma grande epidemia de meningite em Londrina. Acompanhei uma quantidade enorme de atendimentos no Hospital Universitário na época. É uma doença que necessita de atenção constante", completa Dr. Baldy.


A Clínica de Imunizações Dr. Baldy conta ainda em sua equipe com Jathir Eduardo Mantovani, coordenador de vacinação em empresas, Jorelza Baldy, gerente e sócia-administrativa, e Janaina Mantovani, secretária de atendimento ao público e contato empresarial. "Quando se trabalha com uma verdadeira equipe, não há obstáculo que não seja superado e nem sucesso que não seja alcançado", é um dos lemas da clínica.

Serviço
Clínica de Imunizações Dr. Baldy
Rua Senador Souza Naves, 979 - Vila Ipiranga
(43) 3323-2410 - Londrina-PR


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade