Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
#doesangueABHH

Doações de sangue têm queda no fim do ano

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 nov 2017 às 15:27
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a proximidade do Dia Nacional do Doador de Sangue a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) chama a atenção da população brasileira para a importância da doação de sangue regular e voluntária no país, como forma de salvar e garantir a manutenção da vida de pessoas que necessitam de transfusões contínuas.

O índice de doação de sangue tende a cair expressivamente no fim do ano. A necessidade de transfusões torna-se maior por conta do aumento no número de acidentes, porém o número de doadores é menor, já que muitos utilizam os feriados e folgas para viajar e aproveitar o período de festas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Por esse motivo, é extremamente necessário conscientizar a população para a opção de doar periodicamente e não somente em situações de urgência ou emergência. Infelizmente, ainda não se estabeleceu, no Brasil, a cultura de doação de sangue, e o número de doadores (1,8%), por mais que esteja dentro dos parâmetros, ainda não alcança a média de 3% estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS)", aponta Dimas Tadeu Covas, presidente da ABHH.

Leia mais:

Imagem de destaque
Cranioestenose

Bebê paraguaio nasce sem espaço para o cérebro se desenvolver e faz cirurgia em Londrina

Imagem de destaque
Srag

Casos de síndrome respiratória aguda grave aumentam em todo o país

Imagem de destaque
Leonardo Riella

Comandado por brasileiro, transplante de rim de porco a paciente vivo usou técnica ganhadora do Nobel

Imagem de destaque
Crianças e idosos

Londrina inicia vacinação contra a gripe para crianças e idosos neste sábado


Requisitos
Ele explica que a doação de sangue deve ser realizada com intervalo mínimo de 60 dias para homens e 90 dias para as mulheres. Assim, é possível doar sangue até quatro vezes por ano para os homens e três para as mulheres. Os intervalos são diferentes devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada por conta das perdas durante os ciclos menstruais.

Pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 69 anos e peso acima de 50 quilos podem doar sangue, basta comparecer a um posto munido de documento original com foto. "Para doar, é necessário estar descansado e não ter praticado atividades físicas intensas pelo menos cinco horas antes. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e sem gordura. Além disso, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação", diz o presidente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade