Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Reumatologia

Fibromialgia atinge 2,5% da população

Redação
29 nov 2017 às 18:19
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dor crônica generalizada, que se espalha por todo o corpo. Muita gente convive com esses incômodos, que precisam ser investigados. Eles podem ser os sintomas da fibromialgia. A doença atinge uma fatia considerável da população brasileira: 2,5%, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Nos últimos meses, o tema foi bastante debatido por causa da revelação da atriz e humorista Dani Valente de que foi diagnosticada com a doença e, principalmente, pelo cancelamento do show de Lady Gaga na abertura do Rock in Rio 2017 devido a complicações causadas pela doença.

A reumatologista Mayara Manueira da Silveira, explica que a fibromialgia é uma síndrome de dor generalizada, que está associada à rigidez matinal, fadiga, distúrbio do sono e estresse. "Os pacientes geralmente tem dificuldade para localizar a dor. Alguns sintomas podem estar relacionados entre si, como distúrbios do aparelho digestivo, cefaleia, parestesias, depressão, zumbido, irritabilidade e distúrbio de concentração", explica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ela lembra que a doença incide em cerca de nove mulheres para cada homem, sendo os primeiros sintomas principalmente entre 30 e 50 anos de idade. "O diagnóstico da fibromialgia é puramente clínico, não havendo exames complementares que favoreçam sua realização", reforça. Predisposição genética e exposição frequente a ambientes e situações estressantes são fatores de risco para a fibromialgia. "A doença pode chegar a ser incapacitante", reforça Mayara.

Leia mais:

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas


Gatilhos emocionais podem desencadear uma crise de fibromialgia. "Toda vez que a paciente passa por um estresse muito grande, ou por crises de ansiedade e preocupação os sintomas se exacerbam. Tudo piora, as dores, a ansiedade, a depressão", comenta a reumatologista.


O tratamento da doença envolve a prática esportiva e a medicação. "Os exercícios são extremamente importantes e fazem parte do tratamento, sendo os aeróbicos um dos mais indicados. Eles apresentam efeito analgésico por estimularem a liberação de endorfina e funcionam como antidepressivos, além de proporcionarem a sensação de bem estar", orienta a reumatologista.

Serviço
Dra. Mayara Manueira da Silveira
CRM-PR: 30075
Avenida JK, 3383 - 5o andar
(43) 3326-8585


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade