Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Se cuide

Gripe H1N1 exige cuidados redobrados no inverno

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 jun 2017 às 08:33
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O inverno exige mais cuidado da população e dos profissionais de saúde com relação às doenças respiratórias, que são mais comuns nesta época do ano. A grande preocupação dos especialistas é com a gripe H1N1. "A melhor maneira de se proteger da doença é a vacinação, que apresenta até 90% de eficácia e tem efeitos protetores com duração de 8 a 12 meses. No entanto esses efeitos não se iniciam imediatamente após a vacinação, mas depois de 2 a 4 semanas. Por isso, é fundamental que as pessoas se vacinem antes da chegada do frio mais intenso", alerta o médico infectologista Jaime Rocha.

A campanha de vacinação na rede pública para os grupos prioritários (idosos, crianças, gestantes, trabalhadores da área da saúde, entre outros) foi encerrada. Na sexta-feira (2), o Ministério da Saúde anunciou a liberação para todas as faixas etárias a partir da última segunda (5), enquanto durarem os estoques. Segundo o órgão, a medida foi adotada apenas para esse ano e por conta da baixa procura que fez sobrar 10 milhões de doses em todo o País. Cada secretaria estadual de saúde tem autonomia para definir se libera ou não as vacinas para todas as faixas etárias. Até o momento, 14 estados mais o Distrito Federal aderiram. No Paraná a liberação não está valendo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para quem não pode tomar a vacina na rede pública, a orientação é que busque a opção em laboratórios particulares. A vacina oferecida pelo governo ainda é a trivalente, com apenas uma cepa B. Na rede particular está disponível a tetravalente, que protege contra a gripe A/H1N1, A/H3N2 e dois tipos (cepas) B. O médico reforça que o mais importante é tomar a vacina e que ambas, tanto a trivalente quanto a tetravalente, são seguras. "Quem tomou a vacina no ano passado deve se vacinar novamente neste ano."

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovação dos moradores

Londrina se prepara para implementar Método Wolbachia de combate à dengue

Imagem de destaque
Ex-BBB

Linn da Quebrada anuncia pausa na carreira para tratar depressão

Imagem de destaque
Entenda

Após indiciamento de Bolsonaro, PGR pede mais apuração sobre fraude em cartão de vacina

Imagem de destaque
Doença avança

Boletim da Dengue: regional de Londrina contabiliza mais de 25 mil casos em uma semana


A vacina não possui vírus vivos, ou seja, não causa gripe, e é recomendada anualmente para todas as pessoas com idade superior a seis meses de idade, que não apresentem alergia comprovada.

Dicas para combater o vírus H1N1:
• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
• Usar álcool gel;
• Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz, depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
• Evitar aglomerações ou espaços com pouca ventilação;
• Não compartilhar objetos de uso pessoal;
• Mantenha uma alimentação saudável;
• Sempre se hidrate.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade