Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cirurgião-Dentista

Londrinense tem novidades na cirurgia buco-maxilo-facial

Redação
29 nov 2017 às 16:08
- Gina Mardones/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pode pesquisar. Quando se fala em cirurgia buco-maxilo-facial, a Clínica Maxillo Facial Center, em Londrina, é referência nacional. Graças ao trabalho e eficiência de especialistas como o cirurgião-dentista Marcos Heidy Guskuma. A cirurgia buco-maxilo-facial é uma especialidade da odontologia que trata de traumatismos, defeitos hereditários, anormalidades do crescimento crânio-facial, além de tumores, deformidades estéticas dos maxilares e da face.

Formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marcos Guskuma fez residência no Hospital do Câncer de Londrina e depois buscou sua especialização, mestrado e doutorado em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araçatuba. Essa bagagem o levou à Alemanha, onde fez Fellow na Universidade de Freiburg. Tudo para trazer para Londrina as mais modernas técnicas na área.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Como cirurgião do Hospital do Câncer de Londrina, acabou atuando com cirurgias de tumores da região da boca e face e de correção de deformidades ósseas em mandíbula ou maxila. Muitos pacientes com câncer perdem partes da face, que precisam ser reconstruídas", explica o especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque

Pênis falso, xixi do filho: malabarismos de atletas pra fugir de antidoping

Imagem de destaque
Saiba quais

Vacinação contra a dengue vai ser ampliada para mais 17 municípios da região de Apucarana

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Previne HIV

Falta de informação, estigma e acesso desigual limitam alcance da Prep


Outra especialidade do dentista é eliminar a dor de cabeça e face nos pacientes que ficam anos sem descobrir suas causas. São pacientes que já passaram por vários especialistas e procuram a clínica para encontrarem uma solução. "São pessoas que já sofreram muito sem saber a causa das fortes dores. A avaliação clínica, o histórico do problema e os exames de imagem são essenciais para descobrirmos as causa e buscarmos uma solução", explica Guskuma.

Publicidade


Em muitos casos, estas dores ocorrem na articulação têmporo-mandibular (ATM), que é a articulação da mandíbula que fica perto do ouvido. Na ATM uma ocorrência comum é o deslocamento do disco de cartilagem (semelhante aos problemas do joelho), que tem como fatores causais a mordida errada, o bruxismo e até mesmo a predisposição anatômica e genética do paciente. "A cartilagem se desloca e a pressão da mastigação recai sobre o ligamento e o osso, onde existem enervações, resultando em dores muito fortes. Fazemos o reparo trazendo a cartilagem de volta para o lugar e fixando com suturas e parafusos", detalha o cirurgião.


Guskuma também traz novidades como as próteses de ATM customizadas, confeccionadas depois de todo um planejamento junto ao paciente. As próteses são confeccionadas especialmente para cada caso e feitas nos Estados Unidos. "Fazemos a cirurgia inicialmente em um biomodelo do crânio do paciente, que é feito com a técnica de impressão 3D, e enviamos para os EUA, onde a prótese é confeccionada. A ATM é retirada e colocamos a prótese no lugar." O cirurgião cita um caso de um paciente com assimetria facial após um trauma (queixo torto), onde a prótese customizada ajudou a recolocar a mandíbula no lugar.


Divulgação
Divulgação


Com sua experiência e por ser professor na Universidade Norte do Paraná, o especialista tem sido convidado para palestras e congressos, além de cursos de especialização nesta área.

Serviço
Maxillo Facial Center
Rua Ibiporã, 548 – Centro
(43) 3025-5272 – Londrina-PR


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade