Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Esporte e saúde

Muay thai e remo são aliados contra sedentarismo

Redação
29 nov 2017 às 16:01
- Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O que você está pensando para este verão, que promete vir com tudo? Se a sua ideia for perder peso e ficar com o corpo tonificado, além de dar aquele gás no condicionamento físico, que tal então experimentar duas modalidades que prometem tudo isso e mais um pouco? Estamos falando do muay thai e do remo.

As duas modalidades exigem muito do corpo e por isso proporcionam uma queima de calorias acima da média. "Ah, mas eu nunca lutei, tenho medo de me machucar." Se essa for a sua preocupação em relação ao muay thai, esqueça. Uma aula da arte marcial vai muito além dos golpes.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O professor Fernando Henrique Alves, da academia Xtreme Fight & Fitness, conta que o cronograma pode incluir circuitos de corrida e saltos, alongamento, exercícios específicos, além dos golpes. "O muay thai cresceu muito entre as mulheres nos últimos anos, justamente por ser uma modalidade que pode proporcionar a perda de peso, que elas tanto buscam."

Leia mais:

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses

Imagem de destaque
Vigilância Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto


"O primeiro objetivo é sempre perder peso, mas como a aula é bem intensa, acabam se formando grupos legais, o pessoal acaba pegando gosto pela arte marcial. Envolve muito até a questão do respeito entre os participantes, que faz parte da filosofia do muay thai", acrescenta Fernando, que é lutador profissional.

Publicidade


Geralmente os programas de treinamento incluem duas aulas semanais de uma hora cada. Segundo ele, em apenas uma sessão é possível mandar embora aproximadamente 400 calorias. "Claro que acaba dependendo um pouco do ritmo e intensidade, mas é perto disso", pondera o professor.


"O muay thai é uma modalidade bem interessante para quem busca a perda de peso e a definição corporal. É uma das mais indicadas para estes objetivos, já que trabalha uma gama maior de grupos musculares, além de ser muito dinâmico. Não tem como ficar parado", reforça Fernando.

Publicidade


A estudante Rayana Soares de Andrade, de 23 anos, pratica o muay thai há dois meses. Em pouco tempo, ela já nota alguns benefícios importantes, como a melhora do condicionamento físico e da postura. "Além disso, já notei que perdi gordura e ganhei dois quilos de massa muscular. O muay thai é muito dinâmico, diferente, por exemplo, da academia", compara.


É essa mesma linha da intensidade que tem feito o remo ganhar adeptos nos últimos anos. Instrutor de remo e canoagem do Iate Clube de Londrina, Gelson Moreira cita que a procura tem sido muito alta, principalmente pelas mulheres. "Normalmente elas vêm querendo emagrecer, além de querer fazer um esporte diferente, que fuja das tradicionais academias", conta.

Publicidade


Há 22 anos na profissão, Gelson diz que uma das vantagens que o remo traz ao corpo feminino é o fortalecimento dos membros inferiores. "A distribuição de força é cerca de 70% para as pernas", destaca. "Mas ele é muito completo, trabalha praticamente todos os grupos musculares, e de forma muito harmônica", argumenta.


Ricardo Chicarelli/Grupo Folha
Ricardo Chicarelli/Grupo Folha


O indicado para ter um resultado legal é adotar um programa de duas aulas por semana, que tem duração média de 50 minutos cada. Ah, quer saber quantas calorias pode eliminar numa única aula? Pasmem! "Claro que depende da intensidade, do tempo de adaptação, mas pode chegar a 1,3 mil calorias, quando o remada é rápida e o treino de alta intensidade", explica instrutor, que também é responsável pela equipe de paracanoagem de Londrina.


A arquiteta Cintia Pinetti, de 33 anos, nunca foi adepta de academias. Sempre preferiu modalidades mais radicais, praticadas a céu aberto. Por onde morou sempre fez questão de experimentar algo diferente. Foi assim em Santos, com o surfe e o mergulho, e em São Paulo, com a vela e a escalada. Agora, em Londrina, escolheu o remo e em poucas aulas já vê benefícios. "Estou apenas na quarta aula, mas estou gostando. É uma prática que exige muita concentração. Saio daqui sempre relaxada, tem me ajudado bastante", afirma ela.

E ela ainda cita outro diferencial que a fez escolher pelo remo. "Quando fiquei sabendo que era aqui no lago [Igapó], com toda essa vista, esse contato com a natureza, que também gosto muito, foi um peso importante na escolha. Traz uma paz interior que faz muito bem também", acrescenta a arquiteta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade