Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segundo a OMS

Obesidade atinge 19% da população brasileira e 54% está com sobrepeso

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 jun 2017 às 08:53
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Nos últimos 10 anos, o número de brasileiros obesos aumentou em 60% e mais da metade da população está acima do peso, segundo dados do Ministério da Saúde. Hoje, a cada cinco brasileiros, um está obeso. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo: a projeção é que, até 2025, mais de 700 milhões de adultos estejam obesos e cerca de 2,3 bilhões com sobrepeso.

A endocrinologista Juliana Ferreira de Oliva e a nutricionista Patricia Rondello Mariano Silvestre, que integram o corpo clínico da NotreDame Intermédica esclarecem que, para diminuir e reverter este quadro, é preciso primeiro que as pessoas entendam que a obesidade é fator de risco para doenças crônicas, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer. "Estas e outras doenças crônicas correspondem por 72% dos óbitos no país", conta a Dra. Juliana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já a nutricionista fala de outro problema: hoje a nutrição está banalizada. "Com poucos cliques, qualquer pessoa tem acesso a diferentes dietas "milagrosas" na internet. Invariavelmente, estas pessoas acabam se frustrando e só aí percebem que precisam da ajuda de um especialista. É importante respeitarmos as particularidades de cada pessoa durante o processo de perda de peso e busca por uma vida mais saudável".

Leia mais:

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas


Além do Índice de Massa Corpórea (IMC), é importante identificar também a chamada obesidade visceral, ligada diretamente ao tamanho da cintura. As profissionais citam a genética, o sedentarismo e a alimentação como os três principais fatores de risco para a obesidade. Outros fatores como os hormonais, psicológicos, medicamentos, qualidade do sono e parada do tabagismo também podem contribuir para o início ou agravamento da doença.

Publicidade


Procurar ajuda de profissionais qualificados é a melhor decisão quando o assunto é o tratamento da obesidade. Os resultados podem ser potencializados se o paciente for atendido por uma equipe multiprofissional. Na base da pirâmide do tratamento para obesidade estão a reeducação alimentar, a mudança de hábitos e comportamentos e realização de atividade física. Dependendo do caso, pode ser incluído neste processo o tratamento farmacológico, com a recomendação de medicamentos específicos para cada paciente. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o paciente deve primeiramente tentar perder peso com a alteração nos hábitos alimentares e com a prática de exercícios físicos.


A principais consequências da obesidade são problemas cardíacos, apneia do sono, Acidente Vascular Encefálico (AVC), aterosclerose, hipertensão arterial, diabetes, distúrbios psicológicos e problemas articulares. Além dos problemas de saúde, a obesidade acaba comprometendo também as atividades mais básicas do dia a dia. "Coisas simples, como subir um pequeno lance de escadas ou simplesmente brincar com os filhos, acabam sendo tarefas muito árduas", lembra a Dra. Juliana.

Publicidade


Prevenir é o melhor remédio
Buscar ajuda profissional somente quando o problema de saúde aparece, continua sendo um dos grandes desafios. "Assim como o hábito de se alimentar adequadamente, o acompanhamento médico deveria ser uma rotina", segundo Oliva. Atenção também com a saúde mental. "Tenha o hábito de desestressar-se frequentemente por meio de atividades que lhe tragam prazer. E lembre-se sempre de dedicar um tempo à você mesmo". A prevenção e o controle da obesidade necessitam de mudança de comportamentos, ou seja, de hábitos e estilo de vida.


Veja algumas dicas para reeducação alimentar
· Não existem alimentos proibidos. Existem, porém, aqueles que não devem ser consumidos constantemente, como frituras, industrializados e aqueles com excesso de açúcar ou gordura aparente.

Publicidade


· Comece pela limpeza de seu organismo consumindo muita água. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que se consuma 2 litros de água por dia.


· Não pule as refeições. Café da manhã, almoço e jantar são as mais importantes.


· Faça lanches intermediários. Este hábito irá ajudar a consumir uma quantidade menor de comida e escolher os alimentos certos nas principais refeições.

· Mastigue lentamente. A mastigação é muito importante no processo de reeducação alimentar. Tente realizar as refeições principais em, pelo menos, 20 minutos. Mastigando lentamente, a sensação de saciedade aparecerá mais rápido e, consequentemente, a quantidade ingerida será a ideal para aquele momento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade