Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção

Partir o comprimido pode mudar efeitos do medicamento

Redação Bonde
08 dez 2017 às 18:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Comprimidos não podem ser partidos e devem ser tomados com água e em pé, para que o medicamento não fique preso e seja diluído no esôfago. Quando são partidos, os comprimidos podem perder o revestimento protetor, o que compromete a ação terapêutica, principalmente se os princípios ativos forem sensíveis ao ácido do estômago. Já as cápsulas não devem ser abertas, com exceção daquelas que contêm indicação para isso.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alerta sobre os riscos dessa prática, que pode levar até a uma intoxicação. Somente aqueles comprimidos com vincos que parecem dividir o medicamento podem ser cortados. Quando a dose ingerida é muito baixa, perde-se o efeito do medicamento. Quando é alta, pode causar intoxicação, que tende a ser ainda mais grave para as crianças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Além disso, alguns medicamentos não são absorvidos adequadamente quando administrados próximo ou durante as refeições. Os alimentos diminuem a absorção dos fármacos e alguns medicamentos podem reduzir a absorção dos nutrientes. Quanto ao armazenamento, o ideal é manter os remédios em ambiente seco, longe do calor, umidade, sem exposição solar, e guardados na própria embalagem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade