Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Congelamento de óvulos

Preservação da fertilidade para pacientes com câncer

Redação
29 nov 2017 às 18:11
- Marcos Zanutto/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A situação é delicada. Receber o diagnóstico de um câncer com certeza é uma das piores sensações que alguém pode passar. E neste momento difícil pouca gente se lembra de algo que pode fazer a diferença após a recuperação: preservar a fertilidade.

Com tantas opções de tratamento e o esforço da medicina moderna para buscar alternativas de cura, o diagnóstico de um câncer deixou de ser uma sentença de morte. No caso do câncer de mama, por exemplo, diante de um diagnóstico precoce, cerca de 80% das pacientes com menos de 40 anos conseguem se livrar da doença e recuperar a vida normal. Por isso é tão importante, mesmo diante de preocupações maiores, dedicar uma atenção especial a este assunto, principalmente quem alimenta o desejo de ter filhos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em grande parte dos casos de câncer, a probabilidade do paciente perder a fertilidade é de 90%. Segundo a ginecologista especialista em reprodução humana Patrícia Henriques Gomes, isso ocorre devido aos efeitos tóxicos que o tratamento contra a doença acarreta ao organismo. "A quimioterapia, por exemplo, pode levar à destruição das células ovarianas e testiculares, dependendo da droga utilizada, da dose e da duração do tratamento. A radioterapia também pode causar muitos danos e prejudicar a fertilidade do paciente", explica a médica do Centro de Reprodução Humana de Londrina (CRH).

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


O procedimento de preservação das células reprodutivas na mulher leva em torno de 12 dias e pode ser adotado em pacientes a partir da puberdade. "A mulher é submetida à estimulação ovariana com medicamentos, acompanhada e monitorada com ultrassom seriados, para posterior coleta dos óvulos e congelamento. O homem já é mais rápido, em dois a quatro dias faz várias coletas através da masturbação, e o sêmen fica armazenado", aponta a ginecologista. Todo o processo de congelamento e armazenamento é realizado dentro do CRH.

Publicidade


"Preservar a fertilidade, ou seja, congelar os óvulos, sêmen ou embriões, faz o paciente oncológico realizar seu tratamento do câncer menos preocupado com seu futuro reprodutivo. Ele poderá utilizar, se necessário, seu material congelado para tentar engravidar através da fertilização ‘in vitro’", detalha a especialista.


Responsável pela produção do primeiro bebê de proveta do norte do Paraná, em 1995, e um dos grandes especialistas em reprodução humana do Estado, com mais de 50 anos de atuação, o ginecologista Osmar Henriques acrescenta que os riscos de uma gravidez natural após o tratamento do câncer aumentam muito sem a preservação da fertilidade.

Publicidade


"Às vezes a mulher faz quimioterapia e com seis ou sete meses consegue recuperar em parte a função reprodutiva. Mas o quimioterápico ataca as células, lesa o DNA, e a incidência de má formação fetal e aborto são maiores para estas mulheres. Por um fato ou outro, é aconselhável preservar óvulos e espermatozoides sadios. O tratamento do câncer tem o poder de recuperar o indivíduo, não a fertilidade", sentencia o médico.


A preservação da fertilidade também é indicada para homens que farão a vasectomia e para mulheres que desejam postergar a fertilidade ou tiveram endometriose, doença que pode afetar os ovários. Segundo os médicos, o tratamento de preservação da fertilidade tem valores acessíveis. O Centro de Reprodução Humana de Londrina também realiza outros tipos de tratamento para infertilidade, como o coito programado, indução de ovulação e inseminação artificial.

Serviço
Centro de Reprodução Humana de Londrina
Rua Mato Grosso, 1399 - Vila Ipiranga
(43) 3322-5860 - Londrina–PR


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade