Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Saúde alerta sobre cuidados com lagartas e mariposas

AEN - PR
01 dez 2017 às 14:19
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A população deve redobrar os cuidados com lagartas e mariposas nos períodos de verão. O contato com as cerdas desses animais quando do gênero Hylesia pode causar dor, queimação, coceira, vermelhidão e inchaço no local. O alerta vai principalmente a Paranaguá e região, que registraram a presença das mariposas em grande quantidade nas últimas semanas.

"O aparecimento das mariposas costuma durar entre 20 e 30 dias. Ele acontece durante as estações mais quentes", explica Tânia Portella, chefe da Divisão de Zoonoses e Intoxicação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Quando os espinhos ou cerdas encostam na pele, a pessoa pode sentir dor, queimação, vermelhidão e inchaço moderada ou intensa. A irritação pode evoluir para pequenas feridas e raramente para bolhas e necroses. Para evitar acidentes, Tânia orienta atenção com redes e roupas expostas em varais, móveis como cadeiras, bancos e mesas em ambientes externos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde

Imagem de destaque
Veja os sintomas

Transmitida por mosquito, febre oropouche tem alta no Brasil

Imagem de destaque
Sem condições

Médico acusado de trabalhar embriagado pula a janela para fugir da polícia em Mauá da Serra

Outra maneira de impedir o contato com as mariposas é utilizar telas protetoras nas portas e janelas. "Verifique antes de usar redes e roupas que ficaram penduradas nos varais. Limpe toda manhã com pano úmido cadeiras, mesas ou bancos que fiquem do lado de fora da casa e, antes de varrer, esguiche água para evitar aglomeração de cerdas", orienta Tânia.

É indicado lavar o local com água corrente fria, aplicar compressas geladas e procurar a unidade de atendimento mais próxima imediatamente. Os sintomas regridem em um período de 24 a 48 horas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade