Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dicas de ouro

Alimentos que minimizam os sintomas da ressaca

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
02 mar 2017 às 16:33
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Carnaval é sinônimo de festa, alegria e curtição. Durante o período, muitas pessoas deixam de lado os treinos e a alimentação mais regrada, dando lugar ao consumo de bebidas alcóolicas. Porém, após o término das comemorações o dia seguinte pode ser bastante complicado, principalmente para quem exagerou durante o período. Dor de cabeça, náuseas, boca seca, dor de estômago, falta de apetite, tontura e diarreia estão entre os sintomas mais comuns da ressaca. No entanto, existem certos alimentos e práticas que podem minimizar os efeitos citados.

Segundo Cyntia Maureen, nutricionista, a primeira recomendação é o repouso e a ingestão de água durante o dia todo, o que certamente auxiliará no processo de recuperação. "O álcool age diretamente nas células corporais, o que acarreta na desidratação do corpo. Por isso, é essencial o consumo de água, uma das principais aliadas no combate da ressaca", afirma.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O que evitar
A especialista ainda destaca que, apesar de ser visto pelo senso comum como um agente minimizador da ressaca, o café deve ser evitado, pois tem ação diurética e desidrata ainda mais o corpo. "É indicado ainda evitar alimentos processados, além daqueles que contenham carboidratos refinados, farinha branca, lactose e corantes. São substâncias que podem aumentar os sintomas da ressaca", explica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Dia da Mentira

Confira cinco mentiras sobre alimentação que sempre te contaram

Imagem de destaque
Anvisa

Relatório aponta que 28% dos alimentos industrializados têm sódio em excesso

Imagem de destaque
Para um melhor desempenho

Conheça os nove nutrientes essenciais para evitar fome e cansaço pós-treino

Imagem de destaque
Rotina alimentar

Além do aspartame, OMS considera carne vermelha e outros alimentos como "possivelmente cancerígenos"


Não deixar de se alimentar
Cyntia, da Superbom, ressalta que mesmo que o indivíduo sinta uma falta de apetite, sensação muito comum para quem está de ressaca, é fundamental não deixar a alimentação de lado. "Quem jejua, especialmente no dia seguinte do consumo do álcool, pode ter hipoglicemia e esse quadro pode gerar tonturas, tremores e até desmaios. Para não ficar com o estômago vazio, sugiro a priorização de alimentos leves, como, por exemplo, verduras e frutas ricas em água como melancia, melão, alface, pepino, etc", pontua.

Publicidade


Abaixo, a nutricionista lista os alimentos que podem garantir um pós-bebedeira mais tranquilo.



Suco de tomate

Publicidade


A nutricionista destaca que o suco de tomate, fruto rico em açúcares simples, combate a redução do nível normal de glicose no sangue causada pela ressaca. "Ele também ajuda na hidratação, além de conter licopeno, um componente com diversos benefícios, pois detém boa concentração de vitaminas (A, B1, B2, B6 e C), potássio, ferro, magnésio, fósforo e fibra vegetal".



Quinoa

Publicidade


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


O grão, que é extremamente, rico em proteína e magnésio, pode ser de grande ajuda na cura da ressaca. "Isso porque os aminoácidos presentes na quinoa são essenciais para a recuperação pós-bebedeira", explica Cyntia.



Espinafre

Publicidade


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


O vegetal contém ácido fólico, vitamina C e enxofre. "Esses nutrientes que ajudam a eliminar sintomas da ressaca, pois colaboram com a limpeza do fígado."



Suco de Caju

Publicidade


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


"O suco de caju, rico em vitamina C e frutose, auxilia o fígado na quebra do álcool e a eliminar toxinas. Isso sem contar que também contribuir para a reidratação", explica a consultora.



Banana

Publicidade


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay


"A desidratação provocada pelo consumo do álcool reduz os níveis de potássio no organismo. As consequências disso são cansaço excessivo, náuseas, câimbras e ânsias. Por isso, para ajudar a evitar esses sintomas a banana, rica no mineral, é uma boa aliada", destaca a especialista.



Mel


Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

É um alimento que contêm frutose, glicose e potássio. "São nutrientes que auxiliam a normalizar o funcionamento do organismo depois da ingestão excessiva de bebidas alcoólicas", conclui.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade